Hospital Regional de Santa Maria realiza primeiro procedimento de CPRE

Arianne Lima

Hospital Regional de Santa Maria realiza primeiro procedimento de CPRE
Foto: Divulgação/Hospital Regional de Santa Maria

Após o anúncio feito pela secretária de Saúde (SES), Arita Bergmann, no inicio do mês de maio, o Hospital Regional de Santa Maria realizou o primeiro procedimento de Colangiopancreatografia Retrógada Endoscópica (CPRE) na quinta-feira. O primeiro paciente foi um homem de 43 anos. O procedimento, que foi realizado no Centro Cirúrgico do hospital, durou cerca de 25 minutos e teve como um dos objetivos desobstruir a via biliar, de uma maneira menos invasiva.

Conforme informações da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), após o procedimento, o paciente continuou internado, sendo encaminhado ao hospital de origem nesta sexta-feira. Na equipe, estiveram o médico-cirurgião de aparelho digestivo, Cassiano Colpo, a técnica em Enfermagem, Maria Erenice Siqueira Correia e o médico-cirurgião vascular e diretor técnico do Hospital Regional de Santa Maria, Vinicius Menegola.

Hospitais da Região Central receberão recursos de programas do Estado

PROCEDIMENTO

O procedimento foi realizado com o auxílio de um Duodenoscópio, um aparelho semelhante ao utilizado em endoscopias digestivas, pórem, com uma função extra de elevação e outros instrumentais que o tornam mais calibroso. Menegola argumenta que a cirurgia, geralmente, é feita em pacientes que tem cálculo biliar, também conhecido como pedra na vesícula. A movimentação desta pode causar a obstrução dos canais que levam a bile para o intestino, resultando em um quadro de íctericia, quando a pessoa apresenta a cor da pele e dos olhos amarelada. Para Menegola, a oferta do procedimento no Regional é um avanço:

–O Estado do Rio Grande do Sul tem uma demanda reprimida grande, porque poucos lugares realizam esses procedimento. Agora, Santa Maria, através do Hospital Regional, também irá ofertar para não somente os pacientes da nossa região, mas para todo o Estado, se houver necessidade.

Para a delegada adjunta da 4ª CRS, Carla Luciane Boniatti, o hospital pode se tornar a nova referência que o Estado precisava.

–Nós temos alguns pacientes internados e o Hospital Regional veio para dar um suporte. Tanto que, em CPRE, o hospital será referência estadual, não apenas regional – afirma.

INVESTIMENTO

O contrato prevê a realização de 30 procedimentos do tipo por mês. O investimento, anunciado pela secretária Arita Bergmann, é de R$ 900 mil. A disponibilidade do serviço foi informada pela gestadora da pasta estadual durante uma coletiva de imprensa no Regional, no dia 5. Na ocasião, foram anunciados também o inicio dos atendimentos nas especialidades de traumatologia e ortopedia de média complexidade e a destinação de R$ 9 milhões para o hospital, oriundos do programa Avançar na Saúde.

por Arianne Lima – arianne.lima@diariosm.com.br

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter-SM vai ao Aldo Dapuzzo encarar o São Paulo-RG neste domingo Anterior

Inter-SM vai ao Aldo Dapuzzo encarar o São Paulo-RG neste domingo

Sala de Debate repercute os números da evasão escolar Próximo

Sala de Debate repercute os números da evasão escolar

Geral