Há mais de um mês, usuários sinalizam buraco com galhos e cone no centro de Santa Maria

Bibiana Pinheiro, Mateus Rossato

Há mais de um mês, usuários sinalizam buraco com galhos e cone no centro de Santa Maria

Fotos: Mateus Rossato

Registro desta sexta (26)

O buraco aberto no cruzamento da Avenida Itaimbé com a Rua Pinheiro Machado, no centro de Santa Maria, segue sem reparos mesmo após mais de um mês de reclamações da comunidade. A equipe do Diário esteve novamente no local nesta sexta-feira (26) e constatou que a situação persiste, e até piorou. Moradores sinalizaram o trecho de forma improvisada, com galhos e um cone, mas o buraco aparenta estar maior em relação ao registrado em 26 de agosto, quando a reportagem esteve no local pela primeira vez. 


Além disso, outro ponto próximo apresenta deterioração, possivelmente causada pela passagem de veículos que precisam desviar do buraco principal e acabam sobrecarregando o asfalto.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Buraco ao lado do já sinalizado.

O que diz a prefeitura

Questionado pelo Diário, durante o programa Bom Dia, Cidade (CDN 93.5) desta sexta-feira (26), o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Wagner da Rosa, reconheceu a gravidade do problema e explicou que o serviço não é simples.

— Ali é um problema de drenagem, não é apenas um buraco. Se apenas taparmos, ele volta a ceder em pouco tempo. A vistoria apontou que há uma tubulação afastada, que criou frestas. O material mais fino vai descendo até ocasionar o buraco. Precisamos abrir para ver a real dimensão e resolver de forma definitiva, seja com troca de tubulação ou nova drenagem — disse Rosa.

O secretário indicou que o problema entre a Av. Itaimbé e a R. Pinheiro Machado deve começar a ser investigado nos próximos dias. Ele justificou a demora neste e em outros pontos pelo cenário meteorológico:

— O asfalto precisa ser aplicado quente e, em dias frios ou úmidos, ele perde temperatura e não adere como deveria. Muitas vezes a população reclama que o tapa-buraco não durou, mas é porque a condição climática não foi favorável, mesmo com todo o controle técnico.


Leia mais:






Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estrada do Perau pode ter tráfego parcial liberado após início da recuperação Anterior

Estrada do Perau pode ter tráfego parcial liberado após início da recuperação

Aprender Libras para incluir: histórias de Santa Maria no Dia Nacional dos Surdos Próximo

Aprender Libras para incluir: histórias de Santa Maria no Dia Nacional dos Surdos

Geral