Governo federal propõe ICMS zero ao diesel

Redação do Diário

Governo federal propõe ICMS zero ao diesel
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Em entrevista na noite desta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) propôs compensar os Estados por redução do ICMS de combustíveis. Ele sugeriu que, no caso do diesel, os governadores zerem o ICMS, mas não deixou claro quanto a União teria de gastar para compensar esse corte de tributos até o final do ano.

A iniciativa busca ressarcir os Estados pelas perdas de arrecadação com o projeto de lei que estabelece alíquota máxima para o ICMS sobre os combustíveis. Caso aceito pelos Estados, o acordo deve ficar vigorar até 31 de dezembro. Como contrapartida, o governo exigirá que os Estados derrubem a zero a alíquota do ICMS sobre o diesel.

Conforme o ministro da Economia Paulo Guedes, o acordo não é subsídio, e sim redução de impostos. De acordo Bolsonaro, os impostos federais ainda podem ser zerados sobre a gasolina se os governadores aceitarem reduzir as alíquotas de ICMS sobre o combustível para o teto de 17%. A mesma proposta valeria ao gás.

Para que isso tudo seja possível, além do projeto de lei para tornar combustíveis itens essenciais (com imposto a 17%), que precisa ainda passar pelo Senado, será necessário votar uma nova Proposta de Emenda à Constituição autorizando a União a ressarcir os Estados.

Além de Bolsonaro e Guedes, também participaram da coletiva os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria registra 75 casos de dengue Anterior

Santa Maria registra 75 casos de dengue

Atleta de Santa Maria garante título mundial em esportes de força Próximo

Atleta de Santa Maria garante título mundial em esportes de força

Geral