música no hospital

FOTOS + VÍDEO: banda da Ala 4 se apresentou na manhã de hoje nos corredores, quartos e em frente ao Husm

Thays Ceretta

Fotos: Pedro Piegas (especial)
A apresentação terminou em frente ao hospital. Quem não podia descer, acompanhou tudo pela janela dos quartos

Pacientes e funcionários do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) tiveram uma visita diferente na manhã de hoje. Um local onde o silêncio precisa se fazer presente, mas que se transformou em horas de alegria para quem enfrenta dias de luta. Nos dias que antecedem o Natal, integrantes da Banda da Ala 4 (antiga denominação da Base Aérea de Santa Maria) se apresentaram pelos corredores dos seis andares do prédio e também no Pronto-Socorro.   

Enquanto alguns componentes da banda organizavam os instrumentos na rua em frente a entrada do hospital, duas duplas formam divididas para percorrer o interior do prédio. Assim que o violão, saxofone e a clarineta emitiam a primeira nota musical, os pacientes, acompanhantes e os profissionais demonstravam no sorriso ou no olhar a alegria em receber uma visita especial.

VÍDEO: alunos da UFSM ajudam a revitalizar escolas de Santa Maria

A pequena Lauren Alves Severo de 2 anos, ouviu as músicas de natal no colo da mãe Daiane Alves 31 anos. Emocionada, a dona de casa sentiu um alívio ao ver os militares entrarem no quarto do 6º andar, assim o sofrimento foi suavizado.

- Para a gente é uma alegria, estamos aqui em um momento de tristeza, então ameniza um pouco o sofrimento. Já estamos aqui há 13 dias e gostaríamos de passar o aniversário ela em casa no dia 26 - ressalta Daiane que mora em São Vicente do Sul com a família.

Assista ao vídeo:

As músicas natalinas arrancaram sorrisos e muitas palmas. Por onde passavam os músicos fizeram o sofrimento ser esquecido por algumas horas. Internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde segunda-feira, Irene Marilei dos Santos Silva. 62 anos, aguardava ao lado da filha a data da cirurgia no coração. Ela segurou a emoção e aproveitou o momento de descontração. Sem combinar com os músicos, as funcionárias da unidade, dançaram e ajudaram a animar a visita.

- Achei linda essa visita, alegrou meu dia. Eu já conhecia a música então ficou mais fácil, mas tive que controlar o coração - disse Irene sorridente.

Santa Maria vai receber Festival de Bolhas de Sabão Gigante neste fim de semana

DESCONTRAÇÃO

Assim como os funcionários e acompanhantes, os pacientes também quiseram registrar o momento de descontração. Depois que a música passou pelos corredores do prédio, os militares se encontraram no Hall de entrada do hospital para se unir com os outros integrantes da banda que aguardavam em frente ao hospital.

- Viemos trazer alegria para quem enfrente uma batalha diferente todos os dias. A música alimenta a alma e essa é a nossa missão, contribui com a sociedade com o dom que temos - garantiu o suboficial Cristiano Bencke, contramestre da Banda.

As crianças ficaram encantadas e os adultos aprovaram a iniciativa e participaram da festa. Aliceu Klein, 46 anos, está tratando de um câncer no pescoço e ficou contente que pode acompanhar a festa bem de perto.

- Deveria ter mais atividades como esta, faz bem não só para nós pacientes, mas também para quem cuida da gente e para a equipe que trabalha bastante. Não podemos nos abalar e ficar na cama não adianta nada, com essa visita o tratamento vai ficar mais tranquilo - afirmou Aliceu que aguarda ansioso para voltar para casa e para o trabalho, na cidade de Agudo.

O pequeno Gustavo de 5 anos de idade ficou curioso ao ver a movimentação dos músico. Ele foi consultar e junto com o pai, cantou e dançou em frente ao hospital. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Shopping de Santa Maria promove aulão gratuito de robótica Anterior

Shopping de Santa Maria promove aulão gratuito de robótica

Próximo

VÍDEO: frente fria passa por Santa Maria com fortes rajadas de vento

Geral