Parado no tempo

FOTOS: 28 anos após hotel ser fechado, como está o interior do Jantzen

18.306

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos Pedro Piegas (Diário)

A placa em um dos corredores reforça que o café da manhã no Hotel Jantzen é servido no 4º andar, das 7h às 9h. Mas não há mais café nem pão por lá há 28 anos - o Jantzen fechou em 1993. O salão do restaurante foi limpo, tendo os parquês removidos, mas restam móveis antigos e restos de madeira na cozinha (foto inferior). É essa a situação interna que a repórter Jaiana Garcia e os fotógrafos Pedro Piegas e Marcelo Oliveira viram no interior do Edifício Cauduro, construído em 1941 e que foi a sede do Jantzen, na esquina da Rio Branco com Venâncio.

A sacada do quarto 206, onde Getúlio Vargas discursou, em 21 de setembro de 1950, há exatos 71 anos, segue intacta. Nos banheiros coletivos, um por andar, ainda há boa parte das louças antigas.

Após uma série de pendências envolvendo os sócios e burocracias sobre a dificuldade de fazer obras em um prédio histórico, os atuais proprietários trocaram as janelas de toda a fachada, em 2017. Este ano, foi feita a limpeza de parte da fachada e comprados dois elevadores, para serem trocados. Agora, os donos aguardam aval da prefeitura para reformar partes do reboco da fachada e já contrataram um escritório de arquitetura que fará o projeto de recuperação do prédio. A partir da análise do que é possível modificar ou não na parte interna e das possibilidades de aluguel dos quatro andares do prédio, será definida a nova destinação do Edifício Cauduro. Entre as hipóteses cogitadas, estão transformá-lo num hostel (porque os quartos são pequenos e há banheiros coletivos); num prédio de escritórios ou em em apartamentos. A ideia é que, assim que o projeto ficar pronto e for aprovado, já iniciar as reformas.

Prefeitura quer comprar imóvel de R$ 7,2 milhões para o Ipassp

O presidente do Instituto do Planejamento (Iplan), Daniel Pereyron, disse que o Edifício Cauduro não é tombado pelo patrimônio histórico e ficou fora da lista de 130 imóveis tombados porque o órgão avaliou que não havia risco de demolição. Mesmo assim, existe a preocupação em garantir a manutenção da fachada. Ele diz que mesmo prédios tombados não precisam mais manter detalhes internos, só a fachada, o que deve facilitar reformas do interior do antigo Hotel Jantzen para dar nova destinação ao edifício.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Pedro Piegas (Diário)/O interior de um dos quartos do hotel

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Pedro Piegas (Diário)/Restaurante, no último andar, teve os parquês removidos


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Pedro Piegas (Diário)/Na cozinha, ainda há alguns entulhos e móveis

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Pedro Piegas (Diário)/A sacada onde Getúlio Vargas discursou em 21 de setembro de 1950

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Pedro Piegas (Diário)/Parte da fachada foi limpa com lava-jato este ano








Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com prêmio, prédio do Clube dos Ferroviários será revitalizado Anterior

Com prêmio, prédio do Clube dos Ferroviários será revitalizado

PLURAL: os textos de Juliana Petermann e Eni Celidonio Próximo

PLURAL: os textos de Juliana Petermann e Eni Celidonio

Geral