Festival universitário de cinema Assimetria abre inscrições para curtas realizados no sul

Diário

Festival universitário de cinema Assimetria abre inscrições para curtas realizados no sul
Foto: divulgação

O festival universitário de cinema e audiovisual Assimetria entra em sua quarta edição neste ano, e a segunda consecutiva feita totalmente online por conta da pandemia. As inscrições para a seleção de filmes já estão abertas, e podem ser feitas via formulário até 25 de abril, de forma gratuita.  

Comentário sobre cabelo de participante do BBB reacende a discussão sobre o racismo no Brasil

Podem concorrer no festival curtas-metragens finalizados a partir de janeiro de 2019 e que foram realizados no período de graduação ou pós-graduação, vinculadas a qualquer curso de uma instituição de ensino superior localizada nos estados do Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul, ou nos países Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. As categorias são ficção, documentário e experimental, e as produções devem ter no máximo 25 minutos. 

A seleção dos filmes será feita por por uma equipe de curadores com experiência na área de Arte, Cinema e Audiovisual, membros da Comissão Organizadora e convidados. A lista dos filmes selecionados será divulgada no dia 24 de maio nas redes sociais oficiais do Assimetria.

A mostra competitiva online será realizada entre os dias 15 e 25 de junho. Além do júri oficial, que premiará o melhor curta e a melhor direção nas três categorias, e o melhor curta-metragem com recurso de acessibilidade, também haverá o júri popular, com votação online do público. 

De acordo com um dos organizadores, o professor da UFSM Fernando Codevilla, no ano passado o festival atingiu o maior número de inscritos até então, e a lista do YouTube com os filmes selecionados contou com mais de 15 mil visualizações. 

– Outra diferença foi que no meio online o Assimetria teve sua duração expandida para mais de dez dias, o que colaborou para o aumento no alcance do festival.  Isto vai ao encontro do objetivo do festival, que consiste em difundir o curta-metragem universitário e proporcionar a reflexão sobre a produção audiovisual, contribuindo para promover a cultura local, nacional e sul-americana. Assim, seguimos ainda mais fortes com a ideia de manter o festival vivo mesmo estando cientes das dificuldades geradas no contexto da produção audiovisual no Brasil e somadas a situação gerada com a pandemia – explica Codevilla.

O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em conjunto com a TV OVO e o Cineclube Boca do Monte, e conta com a parceria de professores do Curso de Cinema do Departamento de Artes (ART) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em conjunto com o Cine Paredão, Cineclube Rogério Sganzerla e Cinema Mundo.

Orquestra Sinfônica de Santa Maria completa 55 anos

AGENDE-SE

O que: inscrições para a 4ª edição do Assimetria

Quando: de 5 a 25 de abril

Como: pelo formulário

Quanto: de graça

Mais informações pelo Facebook @assimetriafestival e Instagram @festivalassimetria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais lojas apoiam campanha que conta com 38 locais para doação de alimentos Anterior

Mais lojas apoiam campanha que conta com 38 locais para doação de alimentos

Segunda dose para idosos de 77 anos é neste sábado Próximo

Segunda dose para idosos de 77 anos é neste sábado

Geral