Foto: Vinicius Becker (Diário)
Juventude em cena: o palco da 29ª edição do Fest Mirim, realizado no antigo Hotel Fazenda Pampas, em Camobi, voltou a reunir talento e amor pela tradição gaúcha em competições de dança, chula, salão, canto e declamação.
O fim de semana foi de movimento intenso em Santa Maria: a retomada do Festmirim e do Santa Maria em Dança levou a rede hoteleira a registrar 100% de ocupação em alguns estabelecimentos, impacto que reflete também em em setores como bares, restaurantes e casas noturnas. Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Maria (Sindhturr), João Provensi, a cena confirma a força dos eventos na economia local.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
— A ocupação registrada nos hotéis corresponde a 80% do público que participou do Santa Maria em Dança, e outros 20%, do Festmirim. Isso é muito importante para a cidade, isso repercute depois com o dinheiro deixado nos hotéis, restaurantes, bares, que ele acaba circulando aqui na nossa cidade — afirmou, em entrevista nesta segunda-feira (8) ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN 93.5 FM.
Agora, segundo ele, a expectativa do setor se volta para o Festival Gastronômico de Santa Maria, que retorna após sete anos sem edição. O evento está marcado para 9 de outubro no Floratta Eventos, no Clube Esportivo. Ele adianta que a retomada já tem confirmada a participação de 21 restaurantes locais.
— Serão 21 restaurantes fazendo comida, colocando o que tem de melhor no seu cardápio, alguns com lançamento, outros com pratos tradicionais da nossa cidade. O nosso galeto ao primo canto (prato italiano que consiste num galeto assado ou grelhado) com vinagrete aí, que é a tradição em função do nosso saudoso Augusto e o Vera Cruz. Então, vai ser sim um belo movimento nesses dias, e pretendemos seguir com esse evento nos outros anos e também pensando em aumentar. Este ano,vai ser um dia e o ano que vem, de repente, passará dois ou três dias na semana”, projetou.
Turismo religioso
Nesta semana, Santa Maria também passa a receber visitantes do Congresso Internacional Nos Passos do Peregrino, que começa nesta terça-feira (9). A programação integra as comemorações dos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina, que também terá, de quarta (10) a domingo (14), o Encontro Internacional da Mãe Peregrina, no Santuário Tabor. O evento reunirá delegações internacionais e cerca de 800 participantes inscritos de mais de 20 países.
Provensi afirmou que o turismo religioso é uma das grandes forças da região e adiantou a expectativa para a tradicional Romaria da Medianeira, que realiza a 82ª edição neste ano.
— O nosso turismo religioso aqui em Santa Maria e região vai ser o que vai alavancar mais o nosso turismo. A maior parte da população tem fé e se apega em alguma santa, algum santo, a Deus, e a gente tem a nossa padroeira do Estado, que é a Medianeira e o Diácono João Luiz Pozzobon nesse caminho para ser canonizado, isso vai nos ajudar bastante. A Romaria não acontece só no domingo, mas neste ano começa na sexta, trazendo mais pessoas para nossa cidade. Eu recordo em na década de 90, aquando vinha pessoas do Nordeste de ônibus e ficavam em Santa Maria dois, três dias, depois isso foi reduzindo, e agora tá começando a aumentar. Isso é muito importante para nós — reforça.