Devoção

Fé e agradecimento na 14ª edição da Romaria de Santo Expedito em Itaara

Pâmela Rubin Matge

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Chuva deu trégua e milhares de devotos acompanharam a romaria, na manhã deste domingo

A devoção ao santo das causas justas e urgentes ou ainda o "santo das causas impossíveis" reuniu milhares de fiés na 14ª edição da Romaria de Santo Expedito, na manhã deste domingo em Itaara.

Parque do Elefante será beneficente e aberto para pets no feriado de 1º de maio

Ao longo da Rua Evandro Behr, a imagem do santo era carregada e seguida pelos devotos. Foram percorridos cerca dois quilômetros, partindo às 9h da BR-158 (entre os redutores de velocidade de Itaara) até a igreja homônima onde uma missa foi celebrada. Durante o percurso a chuva deu trégua e não atrapalhou a procissão.

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Diones acredita que teve a vida foi transformada pelas graças de Santo Expedito

Descalço, ao lado da esposa Kelen Iensen Luiz, 30 anos e do filho Arthur Iensen filho, 10, o soldador Dienes José da Silva Luiz, 33 anos, seguia em sua oitava romaria com outra imagem nos braços.

_ Minha mãe também é devota. Em 2014 eu estava em um ano rui, indo para um caminho errado, com más companhias. Ela me deu o santo e eu pedi que ele me ajudasse e fé nele me salvo. Em seguida, minha vida se alinhou encontrei minha mulher e tive meu filho. Depois, passei a vir nas romarias. Essa já é a oitava _ conta.

De cima de um caminhão de som, cantos e orações moviam os peregrinos. Muitos pareciam fazer jus às palavras do padre, ao darem as mãos e seguirem em grupo após ouvir que "que o sentido da vida dos homens não está em si próprio, mas na relação com os outros".

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
O casal José e Lucia dos Santos participou das quatorze romarias em Itaara

Sem conter as lágrimas, o freteiro José Elmor dos Santos, 69 anos, também acompanhado da esposa, a dona de casa Lucia Schubert dos Santos, 65, e de outros familiares lembrou do acidente de carro que sofreu há cerca de uma década e do qual escapou da morte. Ele credita às graças de Santo Expedito, ter uma segunda chance na vida. Ele homenageou o santo com nome do próprio empreendimento:

_ Coloquei o nome de Mudanças Santo Expedito. Quando me acidentei, meu filho me deu um quadro dele. Até os médicos achavam a minha situação difícil, mas tive fé e melhorei. depois, tive várias graças alcançadas. Vim em todas as romarias e todos anos agradeço .

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Muitos fiéis seguiram a procissão descalços

A demonstrações de fé começaram ainda no último sábado, às 7h, com o Caminhada dos Devotos. Com saída da Igreja Santa Catarina, no Bairro Itararé, o grupo fez o percurso de 18 quilômetros e duração de cerca de cinco horas e passando pela Estrada do Perau e chegando ao município vizinho.
Até a tarde deste domingo, o número de romeiros não havia sido contabilizado pelos organizadores.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: como fazer o mate do prego Anterior

VÍDEO: como fazer o mate do prego

VÍDEO: como fazer o chimarrão toca de tatu Próximo

VÍDEO: como fazer o chimarrão toca de tatu

Geral