Falecimentos em Santa Maria e região

Diário

Falecimentos em Santa Maria e região

Filha de Vicentina Flores de Carvalho e Amando Soares de Carvalho, Maria Eva Carvalho de Assis Brasil nasceu em Catuípe, na região noroeste do Estado. Ao lado das irmãs Nair, Darci, Dejanira, Maria Conceição e dos irmãos Getúlio, Pedro e Gildo, teve uma infância simples na zona rural. Na adolescência, trabalhava para ajudar a família.

Após participar de um concurso em Rosário do Sul, Maria Eva conheceu Rui de Assis Brasil. Desta união, vieram os filhos Júlio, Valquíria, Rogério e Valéria. E mais tarde, os netos Leônidas e Bárbara. Amorosa e dedicada, ela também tinha filhos do coração. Pessoas de quem cuidava com muito apreço e que considerava parte da família.

Em 1963, aos 23 anos, ela veio para Santa Maria pela primeira vez para residir. Mais tarde, fixou residência em São Borja, passando a vir para Santa Maria apenas para visitar. Durante a vida, Maria Eva atuou em diversos segmentos, desde o ramo de produção de bovinos e leite até o setor de eventos, com foco na alimentação e comercialização de flores, no qual permaneceu até se aposentar.

Para o turismólogo Rogério Carvalho de Assis Brasil, 45 anos, os momentos em família e a dedicação da mãe aos produtos caseiros são inesquecíveis.

-Ela amava estar rodeada pela filharada, noras, genros, netos e amigos. E sempre reservava tempo para produção caseira de artesanato, geleias, pães e até mesmo, na torra de café cultivado por ela mesma. Ela honrava a vida – comenta o filho.

O regulador de sinistro Eduardo Carvalho Dias, 47 anos, sobrinho de Maria Eva, guarda até hoje os ensinamentos passados pela tia.

-Ficam muitas lembranças boas. Ela foi uma das tias que eu mais amava. E mesmo, com as dificuldades, sempre mantinha a cabeça erguida. Muitos conselhos dela carrego comigo até hoje – conclui Dias.

Maria Eva Carvalho de Assis Brasil morreu em 18 de março de 2021, aos 80 anos, devido a complicações da Covid-19. A comerciante foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Municipal de São Borja.

GENI DIAS

Filha de Maria Dias, Geni Dias nasceu e cresceu em Santa Maria. Criada em uma casa humilde em meio a roça, Geni aprendeu desde cedo o sentido da palavra superação. Aos 16 anos, casou-se. Primeiro, veio o filho Gessé e depois, Cláudio.

Na frente da Catedral, vendia de rapaduras a sucos. E mesmo que houvessem dias de poucas vendas, ela continuava tentando. Durante anos, a vida foi assim. Apenas de trabalho. O aposentado Gessé Dias, 65 anos, ressalta o nobre coração da mãe como seu ponto forte. Geni também era mãe de Patrícia e José Luiz, filhos que adotou aos 54 anos. Com a família completa, ela pode compartilhar e multiplicar o amor mais tarde com os 10 netos, 15 bisnetos e cinco tataranetos.

Apaixonada por animais, cuidava em casa de galinha, ganso, cachorro e gato. O contato com a natureza lembrava a infância e dava forças para continuar lutando pela vida. Sempre foi independente, e era exatamente isso que a vendedora Patrícia Dias, 32 anos, tanto admirava.

-Minha mãe foi sempre uma guerreira. Não tinha tempo ruim para ela, que sempre nos ensinou a viver a vida sem medo, a correr atrás dos nossos sonhos. Ela nunca temia a nada e foi isso que ela me ensinou. Sou uma mulher independente, porque ela era – comenta a filha, emocionada.

Quando não estava envolvida com o trabalho ou os animais, gostava de sentar e assistir a novelas. Sua favorita era Cabocla, transmitida pela Rede Globo. Fã de Zezé de Camargo e Luciano, e embalada pelas músicas da dupla, ela só desejava uma vida melhor para si e para os filhos.

Geni Dias morreu em 8 de abril de 2021, aos 83 anos, por causas naturais. A vendedora e dona de casa foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Jardim da Saudade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Saiba o que abre no feriado do aniversário de Santa Maria na segunda-feira

Confira alguns nascimentos em Santa Maria Próximo

Confira alguns nascimentos em Santa Maria

Geral