Foto: Reprodução / Alan Orlando
O deputado federal Paulo Pimenta (PT) participou nesta quinta-feira (2) de uma reunião com o Ministério da Agricultura para discutir os critérios utilizados no enquadramento dos municípios habilitados à renegociação das dívidas rurais. A portaria com a relação das cidades contempladas foi publicada um dia antes no Diário Oficial da União e excluiu seis municípios da região de Santa Maria. Em todo o Rio Grande do Sul, foram 403 cidades incluídas, mas 94 municípios fora da lista, o que impedirá os produtores dessas cidades de procurar os bancos para renegociar as dívidas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Excluídos: produtores de seis municípios da região de Santa Maria não poderão renegociar dívidas; veja lista completa
"Isso pode impossibilitar a próxima safra", alerta secretário da Agricultura sobre exclusão de municípios da renegociação de dívidas
Excluídos: produtores de 94 municípios gaúchos não poderão renegociar dívidas; veja lista
Segundo o parlamentar, pelo menos 90% das situações poderão ser revistas, com a expectativa de que uma nova lista seja publicada em breve:
– Eu espero no decorrer do dia de hoje (quinta, 02) poder rever essa lista e ter boas notícias para os produtores do Rio Grande do Sul – afirmou.
Municípios excluídos
O programa de socorro prevê que produtores rurais endividados possam renegociar débitos com juros subsidiados e prazo de até nove anos para pagamento. Na região de Santa Maria, 33 municípios foram contemplados, mas outros seis ficaram de fora: Dilermando de Aguiar, Jaguari, Júlio de Castilhos, Restinga Sêca, Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul. Nessas localidades, agricultores e pecuaristas ainda não podem procurar os bancos para acessar as condições especiais de renegociação.
No total, 94 municípios gaúchos foram excluídos do benefício. Entre eles, estão importantes polos agropecuários como Bagé e Itaqui. Apesar disso, o Rio Grande do Sul é o estado com maior número de municípios beneficiados, somando 403 cidades aptas a aderir ao programa.