Luto

Ex-prefeito de Silveira Martins morre vítima de infarto; nas redes sociais, amigos e familiares prestam homenagens

Arianne Lima e Letícia Klusener

Morreu, aos 78 anos, o professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ex-prefeito de Silveira Martins, Carlos Alberto Brandão. A causa da morte foi um infarto. A informação foi confirmada na sexta-feira (30) pela prefeitura de Silveira Martins, que decretou luto oficial por três dias.

Brandão era mestre em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e foi professor coordenador do curso de Farmácia da UFSM.Também atuou na inauguração de um curso na mesma área na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Erechim. Em 1992, aposentou-se pela UFSM, dedicando-se a política. Pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ele foi prefeito de Silveira Martins de 1993 a 1996. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo Sílvia Fioreze, de 55 anos, filha de Silvio Fioreze, o vice-prefeito do mandato de Cleomar Balen, ele era muito querido por todos que o cercavam. Ela destaca a atuação do pai e Brandão na emancipação de Silveira Martins em 1987:

– Já tinha outras tentativas de emancipação à época e eles, junto com outras lideranças, conseguiram isso. Além de ser uma pessoa envolvida com a comunidade, amava escrever.

Em 2018, ele lançou a obra Traçando letras na poeira da estrada durante a Feira do Livro de Santa Maria. Também passava o dia ao lado do rádio, como conta a filha Carla Brandão, de 46 anos:

– Ele adorava rádio. Ficava sempre informado, mas também gostava de uma música gaúcha.

Brandão no dia do lançamento do seu último livro. Foto: Arquivo Pessoal

Brandão também firmou o projeto Identidade, que busca resgatar a memória do município, junto do secretário de Cultura José Itaqui. Nas redes sociais, o irmão de Silvia, Claudio Fioreze relembrou algumas momentos:

– Ele vivia lá em casa conversando com meu pai Silvio, tomando mate na sua inconfundível e enorme cuia, convivendo com nossa família, que lhe tinha grande respeito e admiração, e sabíamos que era recíproco este sentimento.

Os atos fúnebres acontecem na capela A do Cemitério Santa Rita desde às 23h de sexta. A cremação será neste sábado (1) às 18h.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lazer e solidariedade neste sábado de Cooperativismo Anterior

Lazer e solidariedade neste sábado de Cooperativismo

Em agenda em Santa Maria e região, vice-governador acompanha obras contempladas com recursos estaduais Próximo

Em agenda em Santa Maria e região, vice-governador acompanha obras contempladas com recursos estaduais

Geral