Ao menos 390 alunos, dos mais de 5,2 mil matriculados, desistiram de encerrar os estudos do Ensino Médio em escolas de Santa Maria em 2021. É o que apresentam os dados levantados pelo Censo Escolar, realizado com os números de 2021 pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O percentual é de 7,6% de desistências no Ensino Médio santa-mariense, sendo que a maioria (10%) abandonou os estudos em turmas do 2º ano. A porcentagem é maior que a média atingida pelo Estado, que chegou a 5,7% no total de escolas.
O maior índice de abandono foi observado em escolas rurais da cidade, chegando a 15,9% na rede estadual e pública. Quanto ao Ensino Fundamental, o índice de abandono foi de 1,5%, sendo 0,8% nos anos iniciais e 2,4% nos anos finais.
ÍNDICE NAS ESCOLAS
Entre as médias das escolas da cidade, a com maior taxa de evasão foi a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dom Antônio Reis, no Bairro Salgado Filho, com 33,6% do número total de alunos interrompendo os estudos no Ensino Médio. Na escola, a maior taxa analisada foi no terceiro ano, com 53,8% de abandono, seguido de 36% no segundo. Conforme a diretora, Tácia Melo, o maior número de desistências ocorreram no ensino noturno da escola, em casos de alunos que trabalhavam no contra-turno aos estudos.
— A questão da pandemia causou esse aumento do abandono e a maior dificuldade que a gente teve foi com os alunos adultos, que trabalham, foi o público maior de idade mesmo. E durante este período do ano passado, ainda no período remoto, a equipe diretiva trabalhou em conjunto para nós tentarmos estreitar o laço com eles, nós entramos em contato com as famílias para tentar entender e estar próximo deles.
Atualmente, a instituição possui cerca de 120 alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, diurno e noturno. As ações e busca ativa dos alunos seguem, como forma de tentar facilitar e garantir a permanência deles na escola.
Também com número alto de desistências no segundo ano está a EEEM Doutor Walter Jobim, com 25% de abandono no segundo ano. A taxa total do Ensino Médio da escola foi de 14,4%. Nas instituições do Centro, a Olavo Bilac teve total de 16% de abandono no Ensino Médio, com 23,8% no segundo ano. Já a Manoel Ribas, chegou a 12% de abandono, sendo a maior taxa observada também no segundo ano, com 15,7% no segundo.
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POR TRÁS DOS DADOS
Segundo a psicopedagoga clínica Franciele Grapiglia, o desinteresse dos jovens nesta fase é relacionado com a falta de expectativa sobre um direcionamento futuro após o término dos estudos, que pode ter sido ainda mais potencializado pela pandemia de coronavírus e as práticas de ensino remoto. Para ela, o maior índice de abandono ter ocorrido no segundo ano do Ensino Médio pode ser justificado pela “falta de motivação” que ocorre entre o início e a conclusão de uma fase.
— Nós observamos fatores como a instabilidade, a falta de motivação e a procrastinação ao recuperar os antigos hábitos de reorganização. E agora, com a presencialidade, muitos encontram uma dificuldade ainda maior em retomar ao convívio com o outro, que é tão essencial, mas observamos bloqueios neste envolvimento socio-emocional.
Ainda conforme a psicopedagoga, os mesmos comportamentos estão sendo observados em alunos das séries iniciais e universitários, na maioria, consequência da insegurança causada no período de ensino remoto e da pandemia.
ESCOLAS COM MAIORES TAXAS TOTAIS DE ABANDONO NO ENSINO MÉDIO
33,6% na E.E.E.M. Dom Antônio Reis: 19,6% no 1º ano, 36% no 2º ano e 53,8% no 3º ano;23% na Esc. Básica Est. Dr. Paulo Devanier Lauda: 20% no 1º, 33,8% no 2º e 11,6% no 3º ano;20,7% na Esc. Básica de Est. Cícero Barreto: 22,7% no 1º ano, 23,3% no 2º ano e 14,3% no 3º ano;18,3% na E.E.E.M. Santa Marta: 11,1% no 1º ano, 24,5% no 2º ano e 16,7% no 3º ano;16% no Ins. Est. de Ed. Olavo Bilac: 6,6% no 1º ano, 23,8% no 2º ano e 13,3% no 3º ano.
MÉDIA ESTADUAL E NACIONAL
Na realidade do Estado, um a cada 10 alunos de Ensino Médio de escolas públicas abandonaram os estudos no ano passado. Os dados de abandono observados no Estado estão próximos à realidade nacional, que chegou a 5% no país e 5,7% no Estado quanto ao abandono na soma de todas as escolas, sendo maior nas de zonas rurais municipais, de 7,2%. Quem menos sofreu foi a rede particular do Estado, que assim como no país, teve índice de 0,2%.
QUEDA NO ÍNDICE DE APROVAÇÃO
O Censo Escolar também divulgou as análises de aprovação dos alunos. A maior diferença foi observada no Ensino Fundamental, em que o aproveitamento dos estudantes do 1º ao 5º ano chegou a 97,3%, sendo 1,6% a menos em comparação a 2020, sendo a primeira queda observada em cinco anos.
Em Santa Maria, o aproveitamento do Ensino Fundamental é de 98% e de 90% no Ensino Médio. A menor taxa foi observada no 2º ano do Ensino Médio, chegando a 88,6%.
Eduarda Costa, eduarda.costa@diariosm.com.br
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