Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
O Governo do Rio Grande do Sul instituiu, por decreto, a Operação Verão Total 2025/2026, que estará em vigor de 1º de outubro de 2025 a 15 de abril de 2026. A iniciativa reúne diferentes órgãos estaduais para garantir serviços públicos voltados às necessidades do período de maior movimento de turistas e veranistas, entre dezembro e março.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As ações terão alcance em todo o Estado, com atenção especial ao Litoral Norte e Sul, Serra, Fronteira e municípios com lagoas e balneários. Coordenada pelo Gabinete do Vice-Governador, a operação prevê reuniões mensais para alinhar estratégias e oferecer respostas rápidas às demandas sazonais, além de implementar melhorias permanentes.
– A Operação Verão Total mostra a força do trabalho coletivo do governo. Mais do que atender às demandas da alta temporada, buscamos garantir resultados que permaneçam no dia a dia, beneficiando tanto quem vive no litoral quanto os veranistas e turistas – afirmou o vice-governador Gabriel Souza.
A operação será estruturada em cinco eixos: mobilidade, segurança pública, desenvolvimento econômico, bem-estar social e comunicação. Entre as medidas estão reforço de efetivos da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, ações de saúde e educação, monitoramento de estradas e transporte público e atividades gratuitas de esporte e lazer.
O Corpo de Bombeiros Militar inicia suas atividades já em outubro, com coordenações locais nos municípios mais movimentados. Está aberto até 25 de setembro o edital para contratação de guarda-vidas temporários, disponível no site da corporação.
*Com informações de Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul