saúde pública

Estado deixa Santa Maria fora de lista de hospitais referência para casos de coronavírus

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Aigner (Divulgação)

Uma lista divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), ainda na quarta-feira, deixou as autoridades de saúde de Santa Maria preocupadas. No documento, consta uma relação de hospitais que serão referência em eventuais casos de coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Sul. Nele, estão os municípios de Santiago, de São Gabriel e de Rosário do Sul, respectivamente com as seguintes unidades: Hospital de Caridade, Santa Casa e Hospital Auxiliadora.

Sobe para três os casos suspeitos de coronavírus em Santa Maria

Acontece que Santa Maria, o maior município do centro do Estado, ficou de fora dessa lista. Essa situação causou apreensão junto à direção do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que é referência em atendimentos SUS para mais de 40 municípios das regiões central e fronteira-oeste, como destacou a superintendente do hospital, Elaine Resener: 

- Nos causou apreensão e surpresa o fato que Santa Maria, o maior município da região, ter ficado de fora dessa lista. Não se trata de alarmismo, mas, sim, de sermos realistas. Santa Maria, com sua rede hospitalar - seja ela pública ou privada - deveria estar incluída nesta lista. Nós, por exemplo, aqui do Husm, estamos prontos para eventuais casos (do Covir). Temos já definido e traçado um planejamento próprio para atuar, a exemplo do que o Husm já fez, no passado, quando se deparou com casos de H1N1 e, inclusive, quando ocorreu a Kiss. 

Rio Grande do Sul tem 81 casos suspeitos de coronavírus

Porém, no Plano de Contingência e Ação, elaborado pelo Estado para os casos do coronavírus, consta que em caso de o Estado atingir o nível 2 - acima de 100 e menos de 500 casos confirmados -, o Executivo gaúcho, então, se valerá da "reserva de leitos de isolamento em todos os hospitais de retaguarda". Ou seja, aí, o Husm seria incluído.

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) afirma que Santa Maria "será, sem dúvida alguma, referendada" para atender eventuais casos de coronavírus:  

- Entendo que a preocupação que deveríamos ter é em não termos casos de corona. É óbvio que Santa Maria será referendada pelo Estado e estamos preparados para isso. O importante, volto a dizer, é que a nossa cidade será referendada com algum hospital, seja da rede pública ou privada.  

Conmebol suspende jogos da Libertadores por tempo indeterminado

Pozzobom acrescenta que a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) "está em contato com hospitais de Santa Maria viabilizar o quanto antes" esse credenciamento junto à SES. 

CASOS 
Também, no começo da noite da última quarta-feira, por volta das 19h, mãe e filha buscaram o Pronto-Socorro (PS) do Husm. Elas apresentavam "um estado gripal agravado", informou o hospital à reportagem. Na sequência, a dupla foi atendida por um médico e foi coletado material. Os exames dos pacientes foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) para confirmação ou não da doença. Após deixarem o Husm, foi dada a recomendação que fiquem em isolamento domiciliar e seguirão sendo monitoradas.  

Ainda nesta quinta, a prefeitura comunicou que monitora um novo caso suspeito de coronavírus, que foi notificado à Vigilância em Saúde. Trata-se de um homem, de 45 anos, que esteve na Europa entre 20 e 29 de fevereiro, e que voltou ao Brasil no último dia 1º. O paciente, que buscou a UPA, apresentava tosse, dor de garganta e coriza. Ele foi isolado e segue sendo monitorado em casa.  

Segundo a prefeitura, já foi coletada amostra do paciente, e o exame será enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) para confirmação ou não da doença. Quem entrou em contato com o paciente será também monitorado pela Vigilância em Saúde do Município. Além desse paciente, estão sendo monitorados outros dois casos suspeitos de coronavírus em Santa Maria.  

Além disso, ainda há outros dois casos suspeitos em Santiago. Um paciente de Faxinal do Soturno que estava com sintomas foi descartado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'Não se quer justiça, mas sim vingança' afirma réu da Kiss sobre suspensão de júri

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 8,5 milhões no sábado Próximo

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 8,5 milhões no sábado

Geral