Está pronto o mural alusivo aos oito anos da tragédia da Boate Kiss

18.398


style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto (Diário) Renan Mattos - Mural cobra agilidade do processo do caso Kiss

Quem passar na Rua dos Andradas, onde funcionava a boate Kiss, vai perceber a nova arte que foi pintada na fachada do prédio. O artista plástico Deivison Lima, 30 anos, concluiu, na tarde de sexta-feira, o desenho alusivo aos oito anos da tragédia. O tema deste ano cobra agilidade no andamento do processo do caso.

Lima conta que buscou referências em muralistas do Brasil e do mundo para fazer a obra:

- Trouxe a Deusa da Justiça amordaçada, para dar a ideia que o sistema é mudo em relação ao processo da Kiss. O relógio com os símbolos do infinito ao invés de números serve para mostrar o tempo de espera das famílias por justiça. Já a engrenagem quebrada denuncia as falhas do judiciário.

Live substituirá as ruas em ato por Justiça

MEMÓRIA

Além do novo desenho, outras ações estão programadas para a próxima quarta-feira, 27 de janeiro, dia que a tragédia completa oito anos. Conforme o presidente da Associação de Familiares Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Flávio Silva, 59 anos, é a primeira vez, em oito anos, que a associação não fará homenagens em frente à Kiss.

- Por causa da pandemia, nossas ações estarão focadas nas redes sociais. Colocamos dois outdoors na cidade cobrando respostas sobre o caso. Às 2h30min da madrugada, do dia 27, sirenes vão tocar para lembrar cada uma das 242 vítimas - afirma.

VÍDEO: cerca de 79 indígenas são imunizados em Santa Maria

Além das sirenes, uma live mediada pelo jornalista Marcelo Canellas, com os atores da globo Tony Ramos, Cristiane Torloni, Dira Paes, junto com a escritora de novela Glória Perez, com a mãe de uma vítima da tragédia Ligiane Righi, e o jurista Jair Krischke, está marcada para às 20h30min de quarta-feira.

Cerca de 78% das vacinas já foram distribuídas em Santa Maria

A DEMORA

Os réus Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffman, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão, aguardam a data do júri popular, que deve ocorrer em Porto Alegre. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) suspendeu as audiências por conta da pandemia.

PROGRAMAÇÃO

  • 2H30min - da madrugada Sineiraço 
  • 20h - Live mediada por Marcelo Canellas 
  • Com Cristiane Torloni, Dira Paes, Glória Perez, Tony Ramos, Ligiane Righi e Jair Krischke 
  • Onde assistir: Facebook da AVTSMSantaMaria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Plataforma presta serviço de assinatura digital

Próximo

Live substituirá as ruas em ato por Justiça

Geral