30º aniversário

Entrega de 87 termos de concessão de moradia marca o aniversário da Nova Santa Marta

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/

Em comemoração aos 30 anos do Bairro Nova Santa Marta, foram entregues, na tarde desta terça-feira, a revitalização da Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Sandra Feltrin e documentos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU's) a 87 moradores.

A luta pela regulamentação fundiária ocorre desde dezembro de 1991 no bairro, que tornou-se uma das maiores ocupações da América Latina. Nesses 30 anos, a Nova Santa Marta multiplicou moradores, que hoje somam cerca de 25 mil. A entrega deste termo de concessão marca a transferência da posse da administração ao morador, dando a ele o direito sobre sua moradia.

Eder Pompeo, líder comunitário, festeja duplamente este dia, que marca o aniversário do bairro e a entrega de mais termos de concessão à população:

- Iniciamos a ocupação com o objetivo de ter a moradia, para nossas famílias terem um teto garantido, e nosso objetivo final sempre foi esse documento. Enfrentamos muita resistência por parte dos governos que não queriam que a gente ficasse aqui. Somos mais de 6,7 mil famílias, e com todas elas recebendo as CDRUs, a gente fica feliz, porque, finalmente, podemos dar dignidade para os nossos filhos e netos - relembra Pompeo.

Últimas testemunhas do júri da Kiss serão ouvidas nesta quarta-feira

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/

Na imagem, Jorge Antonio Escobar, 65 anos, e a esposa Cleusa dos Santos Escobar, 61, com o termo em mãos

A dona de casa Cleusa dos Santos Escobar, 61 anos, é moradora do bairro desde o início da ocupação e foi a primeira a receber um dos 87 documentos entregues nesta terça-feira, no dia do aniversário do bairro. Ela e o marido, Jorge Antonio Escobar, 65 anos, construíram a própria residência e veem o recebimento do termo como o resultado de muita luta:

- Desde o início, nós estivemos aqui e passamos por muita luta por causa das ruas. Não tinha luz e nem água no bairro. A gente morava numa barraquinha de zinco com lona em cima. Foi meu marido que construiu a casa e arrumou a água e a luz. Eu me sinto feliz e honrada de receber esse papel da escritura da nossa casa. Nós esperamos, confiamos, não vendemos nem nada. Ficamos e lutamos - conta Cleusa.

Segundo o secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Santa Maria, Juliano Soares, já foram entregues mais de 3,4 mil documentos desde 2020. Soares explica que, com o termo, as pessoas têm posse legítima do imóvel, o que traz segurança jurídica da posse e autoriza a procura por financiamentos.

Natal deve injetar cerca de R$ 5 bilhões na economia gaúcha

REVIVA CEU

Também nesta terça, foi feita a entrega do trabalho de revitalização da Praça CEU Sandra Feltrin. Foram realizadas a reforma da quadra, da pracinha e da pista de skate com uma nova pintura em grafite. Também ocorrerá plantio de 30 árvores nativas, nesta quinta-feira, conforme Gilvan Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer do município.


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)/

- Hoje pela manhã, fizemos a entrega de um projeto paisagístico para melhorar a qualidade térmica aqui no verão, que é muito quente. Foram plantadas mais de 30 árvores, além de toda a revitalização do espaço. Essa praça tem importância fundamental na formação dos jovens e das crianças que buscam a prática esportiva e cultural para o seu desenvolvimento - destaca o secretário

 *Colaborou Eduarda Nenê da Costa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Folia dos Duendes e trenzinho percorreram ruas do Centro de Santa Maria

Próximo

Dunga, capitão do tetra da Seleção, visita tenda de familiares de vítimas em Porto Alegre

Geral