Empreendedores Raiz

Com muito orgulho fui convidado a fazer parte de um grupo de empresários – e empreendedores –, que, por já terem trilhado caminhos, tem histórias para contar.

Reunidos, que fomos, por Rodrigo Corrêa (sim, o famoso “careca”, das campanhas sobre energia solar, como ele, com muita personalidade, faz questão de se apresentar), estaremos, ao longo do próximo ano, dividindo nosso conhecimento a uma turma de mais de 100 alunos, que se propuseram a ouvir as vozes da experiência, para buscarem tornar o árduo caminho de empreender, um pouco mais suave.

Uma grande iniciativa, que merece, aqui, minha menção, por ser totalmente gratuita para os alunos, e tendo todos os mentores doado seu tempo igualmente, sem qualquer remuneração, a não ser, por entender que conhecimento exista para ser compartilhado.

Méritos e aplausos ao idealizador, que conseguiu, por seu carisma e entusiasmo, reunir pessoas em torno da causa do empreendedorismo. Feito à moda antiga, mas com as ferramentas dos dias de hoje.

Falando em livros

Tema que nem tento esconder minha predileção, trago hoje uma nova curiosidade sobre esse mercado, que pode atiçar o interesse dos escritores e leitores: o crescimento significativo do mercado dos audiolivros.

Passando a fazer parte do radar e dos planos estratégicos das grandes editoras, os livros em formato falado foram destaque, em 2022, nas principais feiras internacionais do setor, como a Feira do Livro de Frankfurt e a brasileira Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).

Harry Potter fala mais alto

Exemplo absoluto de sucesso em todas as plataformas é do bruxinho superstar que fez sua magia acontecer, e virar manchete a partir do lançamento da saga no formato de áudio, na China. A saga, contada e recontada por mais de 20 anos, bateu recordes absolutos de ouvintes na terra do sol nascente, chegando a 10 milhões de visualizações em apenas 1 mês.Mas essa história não para por aí, na plataforma Audible, desde de 2015, os sete livros da saga, em multidiomas, chegaram a marca de 1 bilhão de horas ouvidas no aplicativo.Pelo visto, os audiolivros ainda vão dar muito o que falar… e que ouvir.

O Conto de todos os meus Natais

Data de controversa relação com as pessoas – entre os que amam e os que se sentem deprimidos pela chegada da noite do Noel –, confesso que me incluo no grupo dos que foram, desde muito jovens, arrebatados pela data.

Árvore, enfeites, presentes, brindes… fui buscar na memória, minha lembrança mais querida do Natal. E recordei sem dificuldades.Nas noites da minha infância, na casa da Santa Alice (propriedade rural onde morei, até que não tanto tempo atrás), naquela hora que precedia a chegada dos familiares, que viriam para reunião, na quietute que precedia a algazarra, meu pai, Armando, como hoje também me chamo, reabria seu manuseado exemplar do clássico dos clássicos de Dickens: “Um conto de Natal”.

E a história dos fantasmas dos natais que vinham para tentar salvar o avarento Scrooge era reiniciada, fazendo voltar todo o significado daquela noite para mim. Uma família; reunida em torno da árvore enfeitada; na sala iluminada por velas e luzinhas piscantes; e muito amor ao redor.

A história nem sempre chegava até o final, mas tinha certeza de que no Natal seguinte, ela estaria novamente esperando por nós, para cumprir a tradição do nosso Natal particular.Aquela família ainda se encontra em todos os natais, reunidos por nossa própria história, e pelo amor.

Feliz Natal a todos, de todo o meu coração.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Subida da Serra tem buracos e falta de  sinalização. Sem previsão de obra Anterior

Subida da Serra tem buracos e falta de sinalização. Sem previsão de obra

Próximo

Bloqueio de ponte da estrada do Passo da Ferreira, no distrito de Boca do Monte começa na próxima segunda-feira

Geral