coronavírus

Em tarde de testes para casos suspeitos de coronavírus, 11% tem resultado positivo

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

O Centro de Referência Municipal do Covid-19 realizou 45 testes rápidos de coronavírus em pessoas suspeitas de contaminação na tarde de sexta-feira. Desses, cinco deram resultado positivo para a doença. As coletas foram feitas por acadêmicos de Medicina e por residentes da pós-graduação Multiprofissional em Saúde, todos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Por mais um ano, supermercados não vão abrir aos domingos em Santa Maria

As testagens integram um projeto-piloto da prefeitura, que pretende ampliar uma ação. A médica epidemiologista e professora do curso de Medicina da UFSM, Rosangela da Costa Lima foi uma das responsáveis por orientar a prática aos residentes durante a coleta.

- A nossa intenção é que o número de suspeitos diminua. Pequenos detalhes estão sendo aperfeiçoados para que possamos atender mais pacientes e conseguir realizar mais testes - explica Rosangela.

Segundo a epidemiologista, pacientes que tiveram os sintomas da doença e foram classificados como suspeitos no mês maio, foram contatados por telefone pela equipe da Vigilância em Saúde no início de junho. Alguns já haviam realizado o exame, outros não puderam comparecer. Apenas dois se recusaram a fazer o teste.

Brasil chega a 1 milhão de casos de coronavírus

Uma paciente que estava no local, aguardado o resultado do teste - que deu negativo - assumiu ter se recusado a fazer o exame na primeira tentativa.

- Primeiramente, eu não quis fazer. Mas a pessoa que me ligou me convenceu e acho que foi bom. Tenho filho pequeno e em função do meu trabalho, me exponho bastante. Então, é bom saber se eu já tive contato com a doença ou não - conta.

Após a coleta dessa paciente, um casal que teve sintomas gripais no mês passado, também fez o exame, porém, o resultado foi positivo.

De acordo com o médico epidemiologista Marcos Lobato, todo o paciente que fez o teste rápido e resultou positivo, vai seguir um protocolo de isoloamento de uma semana.

VÍDEO: tarde de sexta-feira tem movimento intenso nas áreas centrais da cidade

- Não é necessário, mas estamos fazendo isso por precaução. O teste rápido é para saber se a pessoa teve a doença ou contato com o vírus. Pessoas que estão com suspeita e já estão em isolamento por causa dos sintomas, fazem o teste RT-PCR. Nesse caso, nossas equipes vão até as residências desses pacientes, pois eles não podem sair de casa - esclarece Lobato.

O secretário de saúde Guilherme Ribas garante a continuidade do projeto.

- Ainda em julho, nós queremos e vamos testar o máximo de pessoas possível. A meta é alcançar entre 800 e mil pacientes suspeitos. Faremos a ação no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, com parcerias do Exército Brasileiro e da Cruz Vermelha - adianta Ribas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: profissionais que passaram pela trajetória do Diário prestam homenagens

73 vagas de emprego para Santa Maria Próximo

73 vagas de emprego para Santa Maria

Geral