Deni Zolin

Por mais um ano, supermercados não vão abrir aos domingos em Santa Maria

Segundo sindicato, donos de mercados até cogitaram abertura, mas acabaram desistindo em função da pandemia

18.306

Está prestes a ser assinada a convenção coletiva dos trabalhadores dos supermercados de Santa Maria, que prevê que eles abrirão só em feriados, mas não em domingos, pelos próximos 12 meses. Segundo o presidente do sindicato dos donos de mercados (Sindigêneros), Eduardo Stangherlin, a decisão foi tomada em assembleia na última terça. Ele diz que, antes do início da pandemia do novo coronavírus, havia começado uma discussão pela volta da abertura dos supermercados aos domingos, mas os empresários favoráveis a essa ideia acabaram voltando atrás em função do momento do país por causa da Covid-19.

- Houve esse movimento de querer voltar a abrir aos domingos, por uma mudança de cultura e porque o país estava numa retomada da economia. Mas com o início da pandemia, surgiu um clima muito grande de incerteza e o pessoal desistiu de querer abrir domingos. Até porque hoje se discute o fechamento do comércio, em função das bandeiras (do distanciamento controlado), e, nesse contexto, não teria propósito a gente falar em ampliar e abrir aos domingos. E também porque a gente não sabe como será daqui para a frente, e abrir um dia a mais geraria mais custos - afirmou Stangherlin.

Casal morre por coronavírus com uma semana de diferença

Segundo ele, foi devido a essas incertezas provocadas pela atual crise que o Sindigêneros optou por fazer essa nova convenção valer só por 1 ano, e não mais por 2 anos, como foi na última vez. É que, em 2021, talvez a realidade mude.

Assim como na convenção anterior, foi definido um calendário de abertura dos supermercados em feriados. A lista de datas ainda não foi divulgada porque falta a oficialização da convenção entre o Sindigêneros e o Sindicato dos Comerciários. Mas Stangherlin afirma que a proposta foi semelhante à do atual calendário, que prevê abertura pela manhã na maioria dos feriados, e funcionamento o dia todo, até as 20h, em três datas: em dois feriados que caem em segundas-feiras e no dia 1º de maio de 2021, que será num sábado.

REAJUSTE
Na proposta aprovada pelo Sindigêneros, ficou definido que o percentual de reajuste salarial para os funcionários de supermercados será de 3,41%, retroativos a abril. Stangherlin diz que, mesmo diante da crise atual, foi feito um esforço para garantir a reposição salarial. 

- Decidimos também pagar os retroativos numa só vez.

A coluna não conseguiu contato com o Sindicato dos Comerciários.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190