Em reunião, Ministério Público e Corregedoria da BM tratam do desaparecimento de jovem após entrar em viatura policial

Pâmela Rubin Matge

Em reunião, Ministério Público e Corregedoria da BM tratam do desaparecimento de jovem após entrar em viatura policial
O momento em que Brigada Militar teria abordado o jovem foi registrado por uma moradora. Foto: Reprodução

Os mistérios que cercam o desaparecimento de um jovem de 18 anos, sem antecedentes criminais e que foi visto pela última vez algemado e dentro e uma viadura policial prologam o desespero da família, desafiam equipes de investigação e intrigam milhares de pessoas. Isso porque, o caso extrapola o Bairro Independência, no município de São Gabriel, no centro-oeste do Estado, local em que o jovem foi visto pela última vez, na noite do dia 12 de agosto e ganha mais repercussão a cada dia.

Além do inquérito da Polícia Civil e da investigação feita pela Corregedoria da Brigada Militar, com sede em porto Alegre, o Ministério Público (MP) acompanha o desdobramento dos fatos. A partir das 16h desta sexta-feira, a o MP se reúne com a Corregedoria da BM e Civil para tratar do assunto. Lisiane Veríssimo, promotora na Comarca de São Gabriel, esteve no final desta manhã, na localidade de Lava Pés, onde há um açude e estão sendo feita as buscas pelo jovem.

Em nota, o MP informou que “tem acompanhado as diligências investigatórias que estão a cargo da autoridade policial, aguardando a conclusão para manifestar-se, especialmente visando evitar prejuízos à completa elucidação do caso.”

Linhas de investigação

Sob a coordenação de José Bastos, delegado titular em São Gabriel, o inquérito da Polícia Civil trabalha em duas frentes, uma nas buscas de Gabriel, e outra, na análise de vídeos de câmeras de segurança dos locais por onde a polícia passou com a viatura, além de colher depoimentos de testemunhas e envolvidos. Informações dos relatos das pessoas ouvidas durante a investigação não foram fornecidas. Luís Silva da Rosa, corregedor-geral da BM informou à CDN que também trabalha investigação, mas é cedo para tomar uma posição. Ele reconheceu que o procedimento dos policiais que fizeram a abordagem não foi adequado. O jovem deveria ser levado a uma unidade de saúde e, se necessário, à delegacia de polícia.

O desaparecimento

Foi um tio de Gabriel que deu a falta do jovem logo na manhã seguinte ao seu desaparecimento, no último sábado. O último contato com a família havia sido por volta das 23h da sexta-feira, 12 de agosto. Gabriel Marques Cavalheiro, 18 anos, que saiu da cidade natal Guaíba e estava em São Gabriel há cerca de 15 dias para o alistamento militar obrigatório, chegou a ligar para a irmã do próprio celular. Em seguida, os familiares foram avisados do desaparecimento. O mesmo tio, teria informado que o sobrinho havia ingerido bebida alcoólica por volta das 19h e, às 21h, pulado uma cerca e caído. O tio ouviu o barulho da movimentação mas não o viu mais casa. Porém, o telefone e demais pertences pessoais do jovem permaneceram na casa. Em um bar, na esquina das ruas Sete de Setembro e Tiradentes, foi informado que, às 21h30min, Gabriel havia comprado mais bebida. Neste mesmo horário, o jovem teria tentado invadir uma casa, o que motivou a dona da residência acionar a Brigada Militar. Imagens feitas pela mesma mulher que chamou a BM mostram policiais fazendo a abordagem e levando Gabriel algemado até a viatura.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dia Nacional da População em Situação de Rua foi marcado por atividades em Santa Maria Anterior

Dia Nacional da População em Situação de Rua foi marcado por atividades em Santa Maria

Bastidores: 18ª edição da Festa Conexão, #bizu e Conexão Empresarial na coluna de Maristela Moura Próximo

Bastidores: 18ª edição da Festa Conexão, #bizu e Conexão Empresarial na coluna de Maristela Moura

Geral