Foto: Andreina Possan
Com apenas 19 anos, os santa-marienses Gabriel Castro e Estevan Müller decidiram apostar em uma das áreas mais promissoras da atualidade: a inteligência artificial (IA). Eles são os criadores da Intera IA, uma startup local que desenvolve soluções personalizadas de IA para empresas com foco em automação de processos, melhoria no atendimento ao cliente e redução de custos operacionais. Há pouco mais de dois meses, a dupla se uniu com um dos maiores grupos de desenvolvimento de sotfware do Brasil, a Pratik, para desenvolver seus sistemas. Desde então, já somam cinco clientes ativos em Santa Maria, de setores como construção civil, odontologia, alimentação e comércio de baterias.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O projeto nasceu do desejo dos dois jovens de empreender e inovar em Santa Maria.
– A gente chegou de Santa Catarina (após um evento de mentoria) com o único objetivo: desmistificar a IA na nossa cidade. Viemos para trazer essa inovação tecnológica aqui. E somos pioneiros nisso – destaca Estevan.
Sempre conectados e atentos aos avanços das tecnologias e das plataformas, os gaúchos viram a ideia ganhar forma após mentorias com grandes nomes do mercado nacional e internacional e participações em grandes congressos tecnológicos do país. A experiência e o networking abriram portas, e resultaram na parceria com o grupo Pratik, que já desenvolveu mais de mil projetos de IA no Brasil e tem clientes como Oi, Claro e Itaú, e que agora atua como braço de desenvolvimento da empresa dos jovens gaúchos. Com isso, os empreendedores locais têm à disposição uma estrutura profissional de alta escala, o que os posiciona para crescer nacionalmente.
– A gente sabe vender IA e entender o gargalo das empresas. O que faltava era conseguir entregar com qualidade. Agora, com o apoio técnico do Pratik, temos uma estrutura capaz de atender clientes de diferentes portes e setores – destaca Gabriel.
A empresa atua de forma consultiva e personalizada: o cliente apresenta suas principais dificuldades, e a equipe propõe uma solução com base em mapeamento de processos. A IA então é treinada para aquele ambiente, com dados específicos e em servidores isolados, o que garante proteção de informações e desempenho superior às ferramentas genéricas que dominam o mercado.
– O empresário não quer montar uma IA sozinho, e é isso que a gente entrega: uma solução completa, pronta para uso, que melhora o resultado sem travar a operação”, definem os jovens – finaliza Muller.
A proposta vai na contramão das chamadas “IA-as-a-service”, que têm um custo menor, mas que exigem do contratante todo o trabalho técnico. A empresa santa-mariense oferece atendimento personalizado, desenvolvimento próprio e conta com servidores seguros.
Com planos de ampliar a carteira de clientes ainda neste semestre, os jovens seguem apostando em tecnologia acessível, formação contínua e parcerias estratégicas como base para o crescimento sustentável. A expectativa é de que a empresa santa-mariense se consolide como referência em inteligência artificial personalizada no interior do Estado.
Leia mais