Santa Maria

Duas escolas municipais não começaram o ano letivo nesta quinta-feira

Michelle Teixeira

"

A quinta-feira foi de retorno às aulas na rede de ensino municipal em Santa Maria, mas em duas escolas da zona rural o ano letivo ainda não começou.

Leia outra notícias de Educação

Na Escola João Hundertmark, que fica na Vila Passo da Ferreira, o transporte foi o empecilho. Conforme a secretária de educação, Silvana Guerino, uma empresa está autorizada, mediante contrato emergencial, a fazer o transporte de todas as escolas desde esta quinta. No entanto, os cerca de 200 alunos ainda não puderam usufruir do serviço.

Alunos que residem em zonas urbanas ficarão sem transporte escolar em Jaguari

– A empresa e a direção da escola ainda não haviam conversado para fazer os ajustes. Eles (da empresa) precisavam conhecer o itinerário, saber os endereços onde as crianças moram, os horários. Tudo isso foi feito hoje – explica a secretária.   

MEC autoriza retomada de obras de 5 creches do Proinfância

Além disso, a escola enfrenta outra dificuldade. Desde outubro do ano passado, o refeitório do colégio está com o telhado danificado. O estrago foi causada pelos temporais da época e até então não foi consertado. Segundo Silvana, a empresa São Sepé foi a escolhida para realizar a manutenção que deve começar os trabalhos em breve. A conclusão deve acontecer dentro de 20 dias:

Ano letivo já começou na maioria das escolas particulares de Santa Maria

– Mas isso não inviabiliza a volta às aulas, segue tudo normalmente.

Já na Escola José Pains de Oliveira, localizada no distrito de São Valentim, uma avaliação do gestor do colégio juntamente com a comunidade escolar foi o que determinou o adiamento do começo das aulas. Cerca de 200 alunos permaneceram em casa nesta quinta.

– Não tem nada a ver com o transporte. Estava tudo acertado. Mas foi uma decisão do gestor. O diretor e a comunidade da escola optaram por começar amanh㠖 garante Silvana.

Licitação está em fase final

De acordo com a secretária, a licitação que irá apontar em definitivo o nome da empresa que fará o transporte escolar na cidade está em fase de conclusão. O processo atrasou porque uma empresa que participa do certame fez questionamentos quanto ao edital. Até que o nome da empresa seja anunciado, o serviço seguirá sendo feito pela firma contratada emergencialmente.

– É um período de ajustes. Essas são situações típicas de início de ano letivo. Ajuste de matrícula, ajuste de serviços. Mas estamos empenhados em resolver essas questões para que os alunos tenham acesso às escolas – declara a secretária. 

Ao todo, Santa Maria possui 19 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ministério Público Federal abre inquérito para investigar suposto racismo na UFSM

Próximo

Santa Maria já tem quatro casos de dengue em 2016

Geral