Foto: Beto Albert (Diário)
Durante as últimas semanas de calor intenso em Santa Maria, uma queixa comum dos usuários do transporte coletivo da cidade foi o calor ainda maior com a falta de ar-condicionado nos veículos da cidade. A reportagem apurou que, dos 185 ônibus operando no Sistema Integrado Municipal (SIM) na cidade, somente 17 contam com o aparelho. A tarifa do transporte público atualmente é de R$ 5 ao usuário, mas o valor da chamada tarifa técnica é de R$ 6,85, sendo que a diferença de R$ 1,85 é subsidiada pela prefeitura. O representante da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU) afirmou que a renovação da frota com ônibus climatizados pode resultar em aumento da tarifa devido aos custos operacionais. A esperança dos usuários é a licitação, que já está sendo planejada e deve sair ainda neste semestre. Nela, serão 192 novos ônibus previstos, sendo 54 equipados com ar-condicionado. Porém, não há previsão de quando isso realmente vai virar uma realidade nas ruas.
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“Eu pagaria um pouco mais pelo ar”, esse é o relato comum entre os passageiros ouvidos no paradão da Rio Branco
A reportagem ouviu passageiros, e a maioria afirmou que estaria disposta a pagar um pouco mais para ter o conforto do ar-condicionado. Além disso, outras reclamações como janelas que não abrem, condições precárias dos coletivos, e até mesmo falta de limpeza foram relatos comuns ouvidos por vários passageiros. Marcondes Niquelle Lopes, 58 anos, que utiliza a linha para o Bairro Boi Morto, é um dos que defendem a ampliação da frota com ar-condicionado:

– É raro ver um ônibus com ar para lá (Boi Morto). Com esse calor, seria bem melhor. Eu pagaria um pouco mais pela passagem se tivesse esse conforto – comenta.
Jaconias de Assis, padeiro de 46 anos e usuário da linha Prado, critica a falta de ventilação:

– Poderia melhorar bastante. Muitas vezes, as janelas não abrem, o que piora a circulação do ar nos dias quentes. Além disso, mesmo os ônibus que têm ar-condicionado, muitas vezes, não estão funcionando. A ventilação também é um problema, tem algumas que estão travadas – relata.
O aposentado João Zósimo Trindade Rodrigues, 64 anos, que usa diariamente a linha Prado, afirma que não se lembra de ter pego um ônibus refrigerado em Santa Maria. Ele também reclama da falta de limpeza nos veículos:

– A limpeza dos ônibus é precária. Se você usa uma roupa clara, chega em casa com ela suja. Nós queremos mais ônibus com ar, um transporte mais eficiente e com horários adequados. Pagamos pelo serviço e queremos qualidade – cobra.
Sobre as reclamações em relação às condições dos ônibus, a prefeitura, por meio da Superintendência de Transportes da Secretaria de Serviços Públicos emitiu uma nota sobre as condições dos ônibus que devem ser reportados pelos passageiros:
“ Conforme estabelecido na Lei 6970/2024, que dispõe sobre o Sistema de Transporte Público de Passageiros no Município de Santa Maria, é direito dos passageiros o transporte com segurança, conforto e higiene. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos realiza, periodicamente, a vistoria das estruturas de serviço dos veículos para comodidade dos passageiros, incluindo o funcionamento de equipamentos obrigatórios, documentações obrigatórias do veículo e tripulação, seu estado de conservação, higiene e limpeza. Qualquer irregularidade deve ser comunicada à prefeitura por meio da Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone 156 ou pelo site “
Com novos ônibus com ar-condicionado no futuro, aumento da passagem seria inevitável

É o que diz o representante da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU), Edmilson Gabardo, que afirmou que as empresas são favoráveis à ampliação da frota com ar-condicionado e reconhecem a importância do equipamento para passageiros e trabalhadores. No entanto, ele não descarta um possível aumento na tarifa:
– Queremos que todos os ônibus tenham ar-condicionado, pois isso melhora a qualidade do serviço e o conforto de quem depende do transporte. Mas inevitavelmente, a aquisição desses veículos impacta no custo da passagem – afirma.
Novos ônibus com ar-condicionado chegaram na última semana e já estão em circulação

Na última quinta-feira (13), chegaram à garagem da Expresso Medianeira os últimos cinco dos 10 novos ônibus adquiridos, todos com ar-condicionado. Na quarta-feira (12), os primeiros cinco já haviam começado a circular. Segundo o gerente de tráfego da empresa, João Vicente, os novos veículos contam com tecnologia avançada, incluindo sensores de segurança para evitar acidentes, sistemas que impedem a movimentação com as portas abertas e capacidade para até 91 passageiros:
– Recebemos 10 ônibus novos, todos com ar-condicionado, acessibilidade e sensores de segurança. Desses, cinco já estão em operação – informa.
Passageiros relatam que os ônibus climatizados costumam circular mais nas linhas do Bairro T. Neves e da UFSM. No entanto, João Vicente explica que um mesmo veículo pode atender diferentes linhas ao longo do dia, abrangendo várias regiões da cidade:
– Nosso objetivo é atender o maior número possível de passageiros com esses novos ônibus – garante.

Os outros cinco ônibus devem entrar em circulação no começo de março, chegando a um total de 10 novos veículos para a cidade.
Nova licitação prevê 54 ônibus com ar para Santa Maria
Segundo a Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais, na nova licitação do transporte público, que está em análise, está prevista uma frota de 192 ônibus – distribuídos entre micro-ônibus, ônibus básico e ônibus padron – destes, 54 terão ar-condicionado. A nova licitação também prevê que a renovação da frota pode ter ônibus com idade máxima de oito anos.
Na prática, se as mesmas empresas assumirem novamente o transporte público da cidade, os 192 ônibus previstos na licitação não necessariamente seriam veículos zero km, já que a nova proposta prevê idade máxima de oito anos. Caso a empresa já possui veículos com esta idade, restaria somente a compra de outros modelos como os midis e com refrigeração.
Principais pontos sobre a licitação do transporte público:

A reportagem ouviu o titular da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais, José Antônio de Azevedo Gomes, e pontua detalhes da entrevista nos tópicos a seguir:
Renovação da Frota
O secretário afirmou que, o ideal seria que os ônibus tivessem no máximo 5 anos de uso, mas, devido à pandemia da COVID-19, a média atual da frota é de 6 anos e meio, já que os passageiros diminuíram. Já o novo edital estabelece que ônibus com mais de 8 anos devem ser retirados de circulação automaticamente. As empresas vão precisar comprovar que possuem uma frota mínima dentro dessa faixa etária para atender à qualificação técnica exigida.
Concessão e Participação de Empresas
É provável que a concessão seja assumida por um consórcio de empresas, segundo Gomes, dado o tamanho da frota necessária para operar em Santa Maria. Ele afirmou que empresas locais têm experiência no setor e, embora empresas de fora possam participar da licitação, não há informações sobre interesse de operadoras externas até o momento.
Impacto para o Usuário
Na prática, os passageiros notarão mudanças conforme os ônibus forem renovados, mas isso ocorrerá de forma gradual. Existe uma preocupação de que, caso as mesmas empresas que operam atualmente vençam a licitação, a população perceba apenas o aumento da tarifa sem mudanças visíveis na frota. O secretário rebate afirmando que essas discussões ainda precisam ser acertadas e incluídas na nova licitação.
O desejo ao fim da licitação do lado da secretaria é fornecer um sistema de transporte coletivo de melhor qualidade para a população de Santa Maria a partir da nova licitação.
– Nós esperamos fornecer um sistema de transporte coletivo de melhor qualidade para a população de Santa Maria. Entendeu? Mais eficaz no sistema que ele consiga entregar aquilo que é a expectativa da população. Uma qualidade dos pontos de ônibus, ter uma condição melhor de acessibilidade. Então, espero uma coisa mais eficaz, algo mais eficaz em termos de transporte para a população que precisa para o seu dia a dia, para o trabalho, por seu lazer, etc… – finaliza.