Foto: Gabriel Haesbaert / Arquivo Diário (23/03/17)
O distrito de Arroio do Só, em Santa Maria, será palco de um dos maiores encontros culturais da região neste fim de semana, com a realização conjunta da 4ª Tropeada da Canção Nativa, no sábado (26) e da 6ª Festa do Porongo, no domingo (27). A programação celebra a música regional, o artesanato, a gastronomia e a tradição gaúcha, com entrada gratuita para o público.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Consolidada como um dos principais festivais nativistas do Estado, a Tropeada recebeu cerca de 300 composições inscritas de diversas cidades gaúchas. Destas, 12 foram selecionadas para a apresentação no palco montado em Arroio do Só. As obras finalistas, que incluem milongas, valsas, vaneiras e chamamés, serão avaliadas por um júri especializado formado por Su Paz, Ramires Monteiro, Jaime Brum Carlos, Francisco Alves e Fernanda Irala. Durante o evento, o público ainda poderá conferir os shows de Kiko Lemos e Nenito Sarturi.
— Receber quase 300 músicas é um indicativo da força e da vitalidade da nossa música nativista. A Tropeada cresce a cada edição, fortalecendo a cultura gaúcha e revelando novos talentos — destaca a produtora cultural Iara Druzian, idealizadora do evento.

No domingo, a 6ª Festa do Porongo dá continuidade à celebração com um desfile da comunidade, feira de artesanato e produtos coloniais, almoço festivo e encontro de invernadas. A expectativa da organização é reunir cerca de 2 mil pessoas ao longo do fim de semana. Cerca de 20 expositores — entre artesãos e agroindústrias — estarão presentes.
— Aqui os visitantes vão encontrar uma variedade de artesanatos, produtos coloniais e boa gastronomia. É um momento para integrar a comunidade e valorizar a nossa identidade — afirma Claudio Luiz Nogueira Seeger, coordenador da festa.
Para o artesão Sérgio Luiz Nascimento Seeger, que atua há mais de 40 anos no distrito, a Festa do Porongo é essencial para manter as raízes locais vivas:
— É uma oportunidade de divulgar nosso trabalho e manter as tradições. Faço artesanato para chimarrão e acessórios em couro, e eventos como esse ajudam a fortalecer nossa cultura.
A união entre os dois eventos é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria, com apoio da Clínica Viver, da 13ª Região Tradicionalista, do CTG Vitório Mário e da Prefeitura Municipal. A proposta, segundo os organizadores, é fortalecer o turismo, gerar renda no interior e valorizar as manifestações culturais.
— Arroio do Só se firma cada vez mais como um polo cultural em nosso interior. A união da Tropeada e da Festa do Porongo é um presente para Santa Maria, valorizando nossas raízes, talentos e fortalecendo o turismo local — avalia o secretário de Turismo, Ewerton Falk.
Programação
Sábado (26) – Tropeada da Canção Nativa
- Feira de artesanato e produtos coloniais
- Apresentação das 12 músicas concorrentes
- Show de Kiko Lemos
- Show de encerramento com Nenito Sarturi
Domingo (27) – Festa do Porongo
- Desfile da comunidade
- Encontro de invernadas
- Feira de artesanato e produtos coloniais
- Almoço festivo
- Apresentações artísticas e encerramento com a domingueira no lonão
Canções classificadas
Boieira (valsa)
Letra: Carlos Omar Vilela Gomes
Melodia: Leonardo Diaz Morales
De pés descalços (milonga)
Letra: Getulio Silva
Melodia: Sabani Felipe de Souza
Lampejos de alma (milonga)
Letra: Carlinhos LimaMelodia: Sabani Felipe de Souza
Milonga pro coração (milonga)
Letra: Jorge Nicola Prado
Melodia: Kauê Diaz
Milongão do vento livre (milonga arrabalera)
Letra: Alex brondani, Luciano Rozalino, Gilson Parodes
Melodia: Magno Bitencourt
Nas coisas simples do mundo (chamamé)
Letra: Luciano Rozalino
Melodia: Volmir Coelho
Os campeiros também amam (milonga)
Letra: Máximo Fortes (in memorian)
Melodia: Pena Flores e Pedro Flores
Para quem partiu (canção)
Letra: Rogério Anese
Melodia: Ilberto Trentin
Pealos e Paixões (vaneira)
Letra: Ovidio Mayer e Giovani G. Pinheiro
Melodia: Giovani G. Pinheiro
Portão (milonga)
Letra: Penna Flores
Melodia: Pedro Flores
Sol Interior (milonga)
Letra: Gujo Teixeira
Melodia: Evandro Zamberlan
12 Terra (valsa)
Letra e Música: Tulio Urach
* Com informações de prefeitura de Santa Maria