Diário Explica: como conservar alimentos no calor de mais de 30ºC

Mirella Joels

Diário Explica: como conservar alimentos no calor de mais de 30ºC

Gabriel Haesbaert

O calor divide opiniões, tem quem ame e tem quem odeie. Mas uma coisa é fato, independente de qual seja a opinião em relação ao clima, as altas temperaturas da Região Central podem afetar a durabilidade dos alimentos que consumimos. Para que a conservação dos alimentos não seja um problema nos dias quentes, o Diário conversou com a Ana Betine Beutinger Bender, mestre e doutora em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, para saber como evitar que os alimentos estraguem mesmo em um calor de mais de 30ºC.

Como conservar os alimentos no calor?

Você voltou do mercado ou da feira com uma sacola cheia de frutas, verduras e legumes para consumir durante a semana. Em poucos dias, a casca da banana escureceu, as folhagens murcharam e os outros alimentos amadureceram mais rápido do que o normal. Quer saber o que pode ser feito para que suas compras durem mais? Confira!

Verduras e legumes

Higienizar corretamente os produtos antes de consumi-los: inicialmente com água corrente; após, manter imersos por 15 minutos em solução com água clorada (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio em um litro de água) e realizar uma nova lavagem em água corrente, para eliminar o hipoclorito e secar com papel toalha. Conservar em potes ou sacos herméticos. O mesmo serve para frutas como morangos e uvas.

Bananas

Uma dica que tem circulado bastante na internet é sobre cortar o cacho da banana para que ela dure mais ou até colocar papel alumínio na ponta da fruta. De acordo com Ana Betine, essa prática de separar a banana do cacho e utilizar filme plástico ou alumínio pode sim desacelerar o amadurecimento da fruta:– Lembrando sempre que nesses casos a banana não pode estar totalmente madura e escurecida, é válido quando ela ainda está amadurecendo, com pontos verdes ou amarela – completa.

Outra dica é armazenar as bananas sob refrigeração, em sacos plásticos, de preferência individualmente. Dessa forma, ocorre menor liberação de etileno, substância que promove o amadurecimento dos frutos. Mesmo que a casca esteja escura, a parte interna se mantém íntegra e pode ser consumida.

Cortando as bananas do cacho pra que elas durem mais.obrigado influencers de vida adulta 🤝🏾 pic.twitter.com/QaiatcCgty— Joel Luiz (@joelluiz_adv) March 4, 2023

Laranja, limão, melancia, melão, mamão

Podem ser conservados sob temperatura ambiente até o consumo. Sob refrigeração podem ter o seu prazo de consumo estendido, já que ocorre a diminuição das reações de amadurecimento.

Ovos

Conservar sob refrigeração. De preferência não colocar na porta da geladeira, pois há muita variação de temperatura. Sempre observar o prazo de validade indicado no produto

Carnes cruas

Conservar sob refrigeração quando o consumo for imediato ou congelamento. Observar sempre a validade dos produtos. Carnes curadas (salame, copa) podem ser conservados sob temperatura ambiente. Após abertas, devem ser conservados sob refrigeração, em potes fechados.

Laticínios

Queijos, manteiga, iogurtes, bebidas lácteas – conservar sob refrigeração. Leites e algumas bebidas lácteas (de caixinha) podem ser conservados fora da geladeira pois passam por um processo de pasteurização, que permite o armazenamento em temperatura ambiente. Após abertos, devem ser conservados sob refrigeração. Queijos fatiados: conservar em potes fechados.

Outras dúvidas

Pode consumir o limão ou a laranja pela metade na geladeira?

De acordo com Ana, o ideal é consumir laranja e limão assim que cortados, para manter as vitaminas e o sabor e aroma das frutas.– Caso o consumo seja realizado após as frutas estarem picadas, podem haver alterações de sabor e aroma, assim como perda do seu teor de vitaminas devido à oxidação. Quando picadas, devem ser armazenadas em potes fechados nas prateleiras internas da geladeira. Não armazenar aberto – orienta.

As demais frutas, quando picadas, devem ser conservadas sob refrigeração em potes fechados. Consumo deve ser realizado em até três dias. Caso parte da fruta se mantenha inteira, também armazenar em potes ou sacos herméticos, para evitar a entrada de ar e contaminação, que aceleram o processo de amadurecimento. 

O que fazer quando vegetais como cenoura, beterraba e alface ficam murchos?

Se estiverem muito murchos (com consistência mole), com aroma desagradável e alteração de cor, o consumo não é indicado. Caso estiverem apenas murchos, podem ser colocados em recipiente com água por 30 minutos. Após, a água deve ser descartada, os alimentos devem ser secos em papel toalha ou, no caso de alface podem ser secos em centrífuga, e armazenados sob refrigeração.

Como perceber que esses alimentos estão estragados?

Presença de manchas escuras (pretas) e uma espécie de penugem indicam deterioração microbiológica. Amolecimento com exsudação (presença de água) também são indícios de deterioração, assim como odor estranho. Nestes casos mencionados, o consumo não é indicado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unidos do Beco é a vencedora do Carnaval de Cruz Alta Anterior

Unidos do Beco é a vencedora do Carnaval de Cruz Alta

Estado deve vacinar 4,7 milhões de gaúchos na campanha contra influenza Próximo

Estado deve vacinar 4,7 milhões de gaúchos na campanha contra influenza

Geral