Foto: Tales Trindade (Diário)

Com os corredores lotados, um sol que brindou o último dia e a sensação de dever cumprido, a 12ª edição do Descubra UFSM chegou ao fim neste sábado (27). O evento, segundo a organização, superou todas as expectativas e deve bater o recorde de mais de 27 mil visitantes. Durante três dias, o campus da Universidade Federal de Santa Maria não foi apenas um guia de cursos, mas um palco de encontros, descobertas e, para muitos, o primeiro passo na jornada rumo a profissão que sonha.
O sucesso foi medido nos números — foram 280 escolas inscritas e uma movimentação que superou 10 mil pessoas por dia. Eram caravanas que viajaram de diferentes cidades do Estado e também de Santa Catarina.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Um evento feito por e para estudantes

Para a comissão organizadora, o balanço é de um sucesso que reflete o protagonismo da comunidade acadêmica.
– Os dois primeiros dias foram uma "loucura". Se no ano passado o Descubra já tinha sido grande, este ano, com o tempo firme, foi maior ainda. Era só chegar nos estandes que a gente via aquele olhinho brilhando, não só de curiosidade, mas dos nossos estudantes cheios de orgulho contando o que é estudar aqui – celebra Janine Appel, da organização geral do evento.

Para o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Siqueira Tybusch, o sucesso desta edição, com a estrutura ampliada, a cidade cenográfica coberta e a intensa programação cultural, eleva o patamar do evento.
– São muitas histórias de pessoas que contam: "Olha, a primeira vez que eu me vocacionei foi em um Descubra". É como se fosse um estalo. Hoje, temos estudantes que vieram, escolheram a profissão, trabalharam no Descubra e hoje são egressos – celebra o pró-reitor, que também confirmou o sucesso nas inscrições para o Vestibular e para o processo seletivo seriado da universidade, que já somam mais de 4 mil candidatos.
Longa viagem
A aluna Helena Cantarelli, 18 anos, e seus mais de 30 colegas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) saíram de Santana do Livramento às 5h30min da manhã.
– É uma oportunidade muito incrível ter contato com uma federal assim, que é o que muitos de nós nos direcionamos. Eu vou para Psicologia, e minhas amigas também já têm os cursos que elas querem – disse a jovem, ainda sonolenta da viagem, mas empolgada com as possibilidades.
O professor que os acompanhava, Marcos Ferraz, 34 anos, reforçou a importância da imersão.
– Com certeza é despertar o interesse por novos cursos, novas oportunidades, reforçar o que eles já imaginavam ou, na verdade, despertar um interesse novo. É interessante estar próximo da universidade para ver que tem outras possibilidades – afirmou.
No estande da Facos, o estudante do oitavo semestre de Publicidade e Propaganda, Tariell Ramos, 21 anos, visitou a universidade por meio de um Descubra. Hoje, era ele quem apresentava o curso para os visitantes.

– Eu vim no estande da Facos e conheci a publicidade por conta dessa experiência. Hoje, estar do outro lado, como um estudante, é uma baita experiência, porque estou passando todo o carinho que eu tenho para eles – conta Tariell.
Sábado foi para a comunidade

O sábado transformou a feira em um programa também para os santa-marienses. O professor do Colégio Politécnico, Adão Leonel Mello Corcini e sua esposa, Laís Mara Caetano da Silva Corsini, professora do curso de Enfermagem da UFSM, passeavam com o filho Pedro Antônio, de 2 anos, e aproveitaram para fazer uma caricatura com o artista Ezequiel Leite. Para Adão, o evento simboliza a capacidade da universidade de unir pessoas.
– A universidade forma pessoas, aproxima as pessoas. Laís e eu somos um exemplo. Ela é de São Paulo, a gente se conheceu aqui e hoje constituímos uma família. Se não fosse a UFSM, eu não a teria conhecido – conta o professor.
Ele também compartilhou, orgulhoso, a história de uma de suas bolsistas.

– Ela fez uma postagem: "Há um ano eu estava no Descubra e hoje estou aqui apresentando". Ela entrou no técnico, veio ser minha bolsista e ontem estava apresentando na visita. É o foco desse evento – conclui.
Veja e reveja:
A cobertura do Grupo Diário no Descubra UFSM teve o patrocínio de Totem Vestibulares, Instituto Manager Centro e Ademicon Santa Maria, e contou com o apoio da AMF.