Fotos:Vinicius Becker (Diário)

O campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se transformou, nesta quinta-feira (25), em um grande mapa do futuro para uma multidão de jovens. Com um sol vibrante e corredores tomados por estudantes de mais de 300 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, teve início a 12ª edição do Descubra UFSM. O evento, que espera receber cerca de 27 mil visitantes até sábado (27), é, para muitos, o primeiro e decisivo contato com o universo acadêmico, um lugar para tirar dúvidas, conhecer cursos e, como o próprio nome sugere, descobrir quem se pode ser.
Um evento feito por e para estudantes

O que torna o Descubra uma experiência tão potente é o protagonismo dos próprios acadêmicos da UFSM. São eles que, na maioria, organizam, recebem os visitantes e apresentam os mais de 120 cursos de graduação.
– É um evento feito majoritariamente por estudantes. A gente precisa da cara da gurizada para receber esse pessoal e mostrar o campus. Quem faz o Descubra acontecer é o estudante da UFSM – afirma Janine Appel, da comissão de organização.
Nos estandes, muita gente interessada em novas possibilidades. Quem ficou com a missão de mostrar o curso é Isabela Matos, 21 anos, que veio de São Paulo para estudar Produção Editorial na UFSM e, em seu último ano de faculdade, reservou o dia para mostrar um pouco do conhecimento que adquiriu ao longo da graduação.

– É muito gratificante. Tem gente que chega aqui e pergunta da comunicação no geral, e vamos explicando. O pessoal fica: "Nossa, é muito legal o curso de vocês". É muito interessante saber que a gente consegue trazer um pouquinho do sentimento de ser um produtor editorial – conta a estudante.
Ao lado dela, o colega Carlos Eduardo, 21 anos, reforça a importância de mostrar na prática o que se aprende em sala de aula.
– É interessante poder demonstrar o que a gente aprende para os alunos das escolas. Assim, eles podem se inspirar e conhecer um pouco do que a gente faz no dia a dia – diz o acadêmico.
Muito além da escolha profissional

Para a futura reitora da UFSM, Martha Bohrer Adaime, o evento transcende a orientação vocacional.
– Quando a gente fala "Descubra", logo se pensa em descobrir uma profissão. Mas é muito mais do que isso. O Descubra ensina várias questões cidadãs, como a quebra de preconceito, porque nesta instituição nós temos diversidade e inclusão. É uma feira que proporciona várias reflexões – pontua Martha.
O pró-reitor de Graduação, Jerônimo Siqueira Tybusch, reforça o impacto do evento ao longo de suas 12 edições.
– São muitas histórias de pessoas que contam: "Olha, a primeira vez que eu me vocacionei foi em um Descubra". É como se fosse um estalo. Hoje, temos estudantes que vieram, escolheram a profissão, trabalharam no Descubra e, agora, são egressos da UFSM – celebra o pró-reitor.
Interação e brindes no estande do Diário

Próximo à entrada do evento, o estande do Grupo Diário se tornou um dos pontos de maior movimento. Um game interativo com perguntas sobre o Enem e o vestibular da UFSM, realizado pelo Totem Vestibulares, atraiu filas de estudantes que, acertando ou errando, ganham brindes como copos, chinelos e suportes para celular.
– Nós auxiliamos eles a darem o primeiro passo. É fundamental para que possam chegar ao objetivo deles. O sentimento é único, conseguir fazer com que eles realizem o sonho não só deles, mas da família – afirma Jader Escobar, diretor do Totem.
No mesmo local ainda tem brindes da Ademicon Santa Maria e do Instituto Manager Centro, que conta com uma plataforma 360 em que os estudantes podem gravar vídeos.
Programe-se
O Descubra UFSM segue até sábado, com uma vasta programação de oficinas, mostras de dança, shows e palestras. Confira alguns destaques:
Sexta-feira (26):
- 10h: Mostra de dança "Descubra Dança", com alunos dos cursos de Dança da UFSM.
- 14h: Segunda apresentação da Mostra "Descubra Dança".
- 15h45min: Exibição do vídeo "Caça Tormenta: A Ciência atrás das tempestades".
Sábado (27):
- 9h: Oficina "Visões de Futuro – Corpos que Sonham".
- 13h: Concerto da Orquestra Viva.
A programação está sujeita a alterações.
A cobertura do Grupo Diário no Descubra UFSM tem o patrocínio de Totem Vestibulares, Instituto Manager Centro e Ademicon Santa Maria, e conta com o apoio da AMF. A Rádio CDN (93,5FM) e a TV Diário, no YouTube, realizam uma cobertura especial durante todo o evento, com um programa direto do campus no sábado.