Foto: Defesa Civil de Santa Maria (Divulgação)
A Defesa Civil de Santa Maria acompanha, neste domingo (24), a situação de pelo menos 21 famílias atingidas por alagamentos no Balneário Passo do Verde, devido à elevação do nível do Rio Vacacaí. De acordo com o órgão, algumas residências foram inundadas, mas os moradores permaneceram nos andares superiores das casas. Até o momento, não foi necessária a remoção de famílias.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Até a manhã deste domingo, o município não estava na lista dos locais afetados pela chuva. Porém, a Defesa Civil municipal afirmou que deverá registrar os danos no Passo do Verde e cadastrar as famílias afetadas como desalojadas.
As equipes têm mantido contato telefônico e visitas para monitorar a evolução do cenário. Caso o nível do rio volte a subir, novas avaliações serão feitas para definir a necessidade de deslocamentos.
Fora dessa área, não foram registradas ocorrências graves relacionadas às chuvas. Também foram realizadas ações preventivas de monitoramento em áreas de risco, mas sem registro de novos danos.

Segundo a BaroClima Meteorologia, com a chuva que atingiu a cidade entre a sexta-feira (22) e a manhã de sábado (23), o acumulado no ano na estação do Bairro Perpétuo Socorro chegou a 1.827,5 milímetros. O valor supera a climatologia anual, que é de 1.777 mm. Com isso, já registrou mais chuva em 2025 do que a média esperada para o ano inteiro. Saiba mais aqui.
Leia mais:
- Pelo menos 39 municípios gaúchos registraram danos em decorrência das chuvas; seis são da região
- Santa Maria ultrapassa a média de chuva para todo o ano já em agosto
- “Um acumulado muito grande num curto espaço de tempo”, diz prefeito de São Gabriel sobre temporal que atingiu a cidade