De carona com a trupe: Passageiros da Alegria finalizam ano com intervenção no transporte público de Santa Maria

De carona com a trupe: Passageiros da Alegria finalizam ano com intervenção no transporte público de Santa Maria

Fotos: Eduardo Ramos (Divulgação)

Com a gaita, palhaço Pirulício Passo das Tropas. E com seu carisma único, o palhaço Divo Minuano.

Nesta quarta-feira (20), diferentes linhas do transporte público de Santa Maria foram visitadas pelos palhaços Pirulício Passo das Tropas e Divo Minuano. A dupla faz parte dos Passageiros da Alegria, projeto da Cia Retalhos de Teatro, que existe desde 2001. A temática da última intervenção do ano foi o Natal. A trupe pegou carona em ônibus dos bairros Centro e Tancredo Neves, entre outros, levando brincadeiras e muita música. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O projeto funciona ano após ano. Este foi marcado pelo retorno das visitas em hospitais e intervenções nos ônibus, as quais haviam parado pela pandemia. Desde fevereiro, foram mais de 40 apresentações, conforme o artista Helquer Paez, um dos fundadores do projeto. 


– Sempre saímos para levar diversão, amor, harmonia e muita música. Temos muitas histórias. Estamos desde 2001 nas ruas. Começamos nos ônibus junto a uma ação com a Expresso Medianeira. Conhecemos muitas pessoas. Elas nos reconhecem e falam que lembram de apresentações do passado. É um projeto muito rico – celebra Paez. 

Projeto 

Fotos: Eduardo Ramos (Divulgação)

Os primeiros locais visitados pelo projeto, neste ano, foram o Lar Vila Itagiba, o Abrigo Espírita Oscar José Pithan e o Lar das Vovozinhas, entidades que acolhem idosos em situação de vulnerabilidade. 


Os Passageiros da Alegria também se aproximaram das salas de aula. A companhia realizou oficinas na Apae Santa Maria e na Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo Cóser, voltada para pessoas com deficiência auditiva. Cada aula foi adaptada. 
 
 

  • Helquer Paez (com o instrumento na mão) é ator, diretor da Cia Retalhos de Teatro e professor. Enquanto palhaço, é o Pirulício Passo das Tropas. Faz parte do projeto desde 2001, ou seja, desde o início. A palhaçaria faz parte da vida profissional desde a graduação.


Financiamento para chegar a todos

O projeto é realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC) e tem como incentivadores o CFC Viacentro, Unimed Santa Maria e Banco do Brasil.


Cada ano, o apoio é renovado após concorrer ao edital. Para 2024, a equipe aguarda o resultado da LIC. Na próxima terça-feira (26), será divulgada a lista preliminar, e na quarta-feira (17), a definitiva. Paez não esconde a ansiedade para os próximos planos. 


– Se aprovado, já vamos atrás de incentivador. Os planos para o ano que vem são praticamente os mesmos. Planejamos diversificar os bairros em Santa Maria e por isso fazer em ônibus, para acessar pessoas que não tem acesso a estas intervenções, não vão ao teatro. 


Intervenções 2023 

  • Animação e intervenções de palhaçaria 
  • Espetáculo Infantil: O Menino Que Queria Voar
  • Cantação e contação de histórias
  • Espetáculo sobre prevenção no trânsito: Coração Veloz
  • Apresentações natalinas nos ônibus


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeito veta projeto de lei que sugeria a escuta de batimentos cardíacos do feto antes do aborto em casos de estupro Anterior

Prefeito veta projeto de lei que sugeria a escuta de batimentos cardíacos do feto antes do aborto em casos de estupro

“Pensei que tinha perdido meu filho”, relata pai de menino de 7 anos que caiu em bueiro em cidade da região Próximo

“Pensei que tinha perdido meu filho”, relata pai de menino de 7 anos que caiu em bueiro em cidade da região

Geral