De Milão a Vale Vêneto: bife à milanesa é estrela do cardápio da Semana Cultural Italiana


Durante a 40ª edição da Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, o aroma e o sabor marcante do bife à milanesa confirmam a fama do prato como o mais aguardado pelos visitantes. Com cerca de 1,5 mil quilos previstos para serem servidos ao longo da programação, o tradicional corte empanado ganha protagonismo nos jantares e almoços da festa, dividindo espaço com outras delícias da culinária italiana, como sopa de agnolini, galeto, risoto e cucas.


O evento, que ocorre paralelamente ao Festival Internacional de Inverno da UFSM, reúne atividades culturais, religiosas e gastronômicas em um ambiente de celebração às raízes italianas da região. 

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O bife à milanesa é servido à noite, logo após o recital de professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que ocorre na Igreja de Corpus Christi, cartão postal do distrito. Em seguida, o jantar é embalado pela apresentação de grupos musicais que, a cada noite, animam o salão paroquial com canções típicas da cultura italiana.


Foto: Pablo Iglesias (Diário)


Em tom de brincadeira, Tomáz Bortoluzzi, coordenador da Semana Cultural Italiana, comenta que muitos visitantes querem saber o segredo do prato. 


– Todo mundo pergunta qual o segredo do bife, mas se eu contar, não tem graça. Tem que vir até Vale Vêneto e provar – diz Bortoluzzi


Segundo ele, o sucesso da receita está na qualidade da carne adquirida e na atenção dedicada ao processo de preparação.


É na cozinha comunitária que dezenas de voluntários se dedicam diariamente ao preparo dos pratos — do corte da carne à finalização à mesa. Todo o cardápio é feito no mesmo dia em que será servido. Nenhum alimento é reaproveitado ou requentado. 


– É tudo novo, feito com muito cuidado e carinho. Isso também faz diferença no sabor – destaca o coordenador 


Neste ano, serão produzidos cerca 1,5 mil quilos de bife à milanesaFoto: Pedro Amaral (Divulgação)


Uma receita com raízes italianas

Apesar de amplamente incorporado ao gosto brasileiro — especialmente no Sul —, o bife à milanesa tem origem na cidade de Milão, no norte da Itália. Conhecido originalmente como cotoletta alla milanese, o prato surgiu entre os séculos 18 e19 e se baseia em um pedaço de carne de vitela empanado em farinha de rosca e frito em manteiga.


Na tradição italiana, o corte costumava manter o osso e era servido de forma mais espessa, diferentemente da versão brasileira, geralmente feita com carne bovina fina, empanada em ovo e farinha de rosca e frita em óleo. A versão local também ganhou adaptações regionais, como o acompanhamento com arroz, massas e saladas — uma mescla que ajuda a explicar o sucesso do prato em festas como a de Vale Vêneto.


O preparo, que exige técnica e dedicação, tornou-se símbolo do esforço comunitário da festa. 


– É um trabalho feito com muito carinho por todos os voluntários, que se revezam nas equipes de cozinha para manter a tradição viva – destaca Tomás Bortoluzzi.


A Semana Cultural Italiana


A Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto teve início em 1985, idealizada por moradores e lideranças locais com o objetivo de preservar e valorizar o legado dos imigrantes italianos que colonizaram a região no final do século 19. Desde então, o evento tornou-se uma das principais celebrações da cultura italiana no Rio Grande do Sul, atraindo visitantes de diversas cidades do estado e também de fora dele. A programação integra música, dança, fé, gastronomia e história, sempre com forte engajamento da comunidade local.


Bife à milanesa é o principal atrativo dos jantares da Semana Cultural ItalianaFoto: Pedro Amaral (divulgação)



A programação segue até o próximo domingo (3), com atividades diárias e um cardápio que reforça o papel da culinária como símbolo da identidade cultural de Vale Vêneto.







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rota Fiergs reúne empresários e líderes em Santa Maria para debater desafios da indústria gaúcha Anterior

Rota Fiergs reúne empresários e líderes em Santa Maria para debater desafios da indústria gaúcha

O tempo passa: protagonista do meme “taca-lhe pau” apresenta filha recém-nascida Próximo

O tempo passa: protagonista do meme “taca-lhe pau” apresenta filha recém-nascida

Geral