Curta-metragem da EMEF Álvaro Ferreira Leite será exibido pelo CineSolar nesta quarta-feira em Cruz Alta

Gabriel Marques

Curta-metragem da EMEF Álvaro Ferreira Leite será exibido pelo CineSolar nesta quarta-feira em Cruz Alta
Foto: Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Álvaro Ferreira Leite, em Cruz Alta, desenvolveu a “Oficinema Solar on-line”, atividade que mescla linguagem audiovisual com a educação ambiental, com temas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade. Os exercícios realizados na última sexta-feira (16) foram gravados e o filme será editado e exibido pela equipe do CineSolarzinho. O material será apresentado no dia 21, na Praça Érico Veríssimo, a partir das 19h. Na oportunidade, também serão exibidos curtas-metragens brasileiros, e também o filme “Turma da Mônica – Laços”, com entrada gratuita e distribuição de pipoca.

Leia também:

VocaPampa grava novo projeto audiovisual no mesmo cenário da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”Colégio Tiradentes abre 135 vagas para a região

De acordo com professora Rosane Rousado Pereira, a oficina foi de extrema importância, pois os temas abordados de sustentabilidade e meio ambiente, culminam com o projeto desenvolvido pela escola.

– O conhecimento adquirido hoje será utilizado para vários temas e assuntos no decorrer do ano. O entusiasmo da turma em conhecer e utilizar as ferramentas virtuais e imagens, foi muito gratificante – conta.

O CineSolar

O CineSolar, que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil, é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Ele funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia.

Foto: Divulgação

Além disso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

*Com informações da prefeitura de Cruz Alta

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Masm recebe duas exposições instigadas pela pandemia Anterior

Masm recebe duas exposições instigadas pela pandemia

Espetáculo A Saga dos Mártires da Fé tem data marcada em Dona Francisca Próximo

Espetáculo A Saga dos Mártires da Fé tem data marcada em Dona Francisca

Geral