bloqueio

Cratera avança na Avenida Presidente Vargas e interdita parte da via

Gustavo Martinez

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário) / A situação da cratera no dia 2 de novembro

Desde o dia 8 de setembro, quem passa pelo trecho que marca o encontro das avenidas Walter Jobim e Presidente Vargas precisa desviar de um buraco que surgiu na via após fortes chuvas que atingiram a cidade à época.

Em um primeiro momento, apenas a calçada foi interditada e a movimentação de carros seguiu normalmente. Agora, porém, a avenida (no sentido Bairro-Centro) está bloqueada para veículos e pedestres. Isso porque o buraco aumentou, engoliu a calçada e começou a avançar sobre a via.

A prefeitura afirmou que já começou os reparos, mas que ainda não há previsão de liberação do trecho.

Riograndense perde em casa para o União Frederiquense pelo Gauchão Sub-20

O QUE DIZ A PREFEITURA

Nesta terça-feira, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Santa Maria, Wagner da Rosa, falou ao CDN Entrevista e comentou sobre a situação do ponto.

Segundo Wagner, ainda não há previsão de liberação dada a complexidade da obra. O córrego que cruza ao lado, com as últimas chuvas, teria causado ainda mais estragos na parte inferior, comprometendo a estrutura do local.

- A gente não pode simplesmente fazer um muro, uma contenção mais ou menos, pra depois mais adiante dar um problema mais grave e nós termos que refazer todo o serviço - explicou o secretário sobre as necessidades.

Ele também afirmou que a contenção terá de ter a capacidade para "segurar" a Avenida Presidente Vargas, pois veículos pesados, como ônibus e caminhões, transitam por ali com frequência.

DESVIOS

O trecho com bloqueio está sinalizado com placas e cones.

  • Sentido Bairro-Centro - Desviado na contramão da Presidente Vargas, no lado oposto da avenida, no trecho entre a Maurício Sirotsky Sobrinho e a Visconde de Mauá.
  • Sentido Centro-Bairro - Desvio é à direita, pela Rua dos Jasmins, em direção à Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho.

MUDANÇAS

Outra mudança necessária foi a retirada temporária da parada de ônibus no trecho com bloqueio. Por isso, os usuários do transporte coletivo devem se deslocar até a parada que fica próxima à Rua Carlos Gomes.

Gasolina tem outro aumento de preços elevado por causa do ICMS e do etanol

Ainda, o trânsito, no trecho com bloqueio entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá, está garantido apenas para a parte comercial, o acesso ao Colégio Antônio Alves Ramos e a Faculdade Palotina (Fapas), assim a como a entrada e saída das residências do local.

COMO ACONTECEU

Na madrugada do dia 8 de setembro, o buraco se abriu sob a calçada e foi interditado para os pedestres. Mais de um mês depois, no dia 15 de outubro e já com três metros de profundidade, a prefeitura não tinha data para o início da obra de recuperação do ponto.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">

style="width: 50%; float: left;" data-filename="retriever">








Fotos: Pedro Piegas (Diário)
À esquerda, buraco no dia 8 de setembro. À direita, a situação no dia 15 de outubro. 

Três dias depois, a prefeitura deu início ao reparo do buraco que, agora, já tomava a proporção de uma cratera. Na ocasião, o executivo afirmou que havia feito a retirada de parte da calçada e do muro que fica na divisa com o terreno por onde escorre um córrego. Uma retroescavadeira seguiu com o trabalho de retirada das pedras e demais materiais (terra e dejetos) do local.

Após, seria preparado o solo para a colocação do gabião, além de ser realizada a drenagem pluvial que ficou comprometida com a formação do buraco.

Nesta terça, a equipe do Diário foi até o local para conferir a situação. A cratera estava ainda mais funda e, dessa vez, contava com uma lona de proteção a fim de evitar que ainda mais terra caísse no córrego por conta das chuvas.

Obras pararam no Parque Itaimbé, mas contrato com empresa ainda não foi rompido

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: Ariéli Ziegler (Prefeitura de Santa Maria/Divulgação)
Andamento das obras de reparo no dia 22 de outubro



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Trezena Móvel da Medianeira continua com peregrinação pelas paróquias

Próximo

Obras pararam no Parque Itaimbé, mas contrato com empresa ainda não foi rompido

Geral