Motoristas atentos

Conjunto de semáforos no cruzamento da Duque de Caxias com a Tamanday começou a funcionar nesta sexta-feira

Letícia Almansa Klusener e Thays Ceretta

Conjunto de semáforos no cruzamento da Duque de Caxias com a Tamanday começou a funcionar nesta sexta-feira

Foto: Thays Ceretta

Desde terça-feira (23), os motoristas que cruzam pela Rua Duque de Caxias notaram mudanças no trânsito. Um conjunto de semáforos foi instalado no cruzamento com a Rua Tamanday, no Bairro Noal. O funcionamento começou nesta sexta-feira (26). Motoristas e moradores já notaram diferenças no movimento do local.

Pela avaliação da Secretaria de Mobilidade Urbana, a solução para o ponto de risco encontrado no cruzamento foi a instalação dos semáforos. O secretário José Orion Ponsi da Silveira explica que, pela grande circulação de veículos, a medida foi necessária: 

– Já tivemos um acidente com morte no local. Precisamos organizar e promover a segurança porque temos também duas escolas próximas, sendo um ponto de extrema passagem. E aí chegamos a essa decisão, o tipo de equipamento e o tipo de intervenção que nós faríamos tendo em vista a necessidade.

Já com os semáforos instalados, os motoristas que trafegavam pelas ruas precisaram ter mais atenção com a novidade. Enquanto a reportagem estava pelo local, alguns desentendimentos no trânsito foram encontrados. No entanto, para quem está ali no dia a dia, a expectativa é de que a instalação vá melhorar o fluxo de veículos. É o que espera o comerciante Antão Difante, 63 anos: 

– Eu acredito que vai contribuir muito para o fluxo porque as pessoas chegavam nesse ponto aqui e a gente sentia uma indefinição. É um ponto muito inseguro. Em poucos minutos que eu fiquei analisando deu para perceber que tornou mais disciplinado o trânsito e ele fluiu melhor. 

O aposentado Nelson Peixoto, 73 anos, que costuma passar com frequência pelas ruas do cruzamento já reforça que, na visão dele, esquinas com semáforos evitam acidentes: 

– As sinaleiras organizam o trânsito melhor. E a atenção tem que vir dos motoristas. Precisa seguir o que manda a sinalização. 

Outra novidade

O secretário adiantou que, até a segunda quinzena do mês de junho, o cruzamento da Rua Appel com a Rua Tuiuti também receberá semáforos para organização do trânsito.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jardim sensorial da UFSM desperta os cinco sentidos por meio do contato com a natureza Anterior

Jardim sensorial da UFSM desperta os cinco sentidos por meio do contato com a natureza

Duas empresas apresentam propostas para retomar obra do Centro de Eventos Próximo

Duas empresas apresentam propostas para retomar obra do Centro de Eventos

Geral