Para que não se repita

Congresso em Santa Maria debaterá segurança com especialistas para tentar evitar novas tragédias como a da Kiss

Kamila Almeida e Gabriela Perufo

"

Para marcar um ano da maior tragédia do Rio Grande do Sul, Santa Maria receberá de sábado até segunda-feira o 1° Congresso Internacional Novos Caminhos - A Vida em Transformação. Especialistas locais, internacionais e de outros Estados terão três dias para debater a prevenção de desastres como o que matou 242 jovens em 2013. A intenção é transformar a cidade em referência na segurança e prevenção de tragédias.

Enquanto ainda se preparava para o seminário, na sexta-feira, a cidade passou a integrar a ação batizada de Santa Maria Floresce, organizada pelo Grupo de Trabalho Ações por Santa Maria. Quem passa pelo Centro pode observar várias lojas com as vitrines enfeitadas com flores, tecidos e balões brancos. Algumas pessoas também enfeitaram a fachada de suas casas. A ação vai até a segunda-feira, quando a tragédia completa um ano. Na data, o comércio deve fechar mais cedo, às 18h, para que os funcionários acompanhem as homenagens.



A ótica e joalheria Gaiger, além de enfeitar a vitrine com rosas brancas, também trocou a cor do uniforme dos funcionários, que nestes dias estão usando branco.
- Nada vai apagar o que aconteceu, mas é uma demonstração de apreço às famílias - diz Luiz Guazina, gerente da loja.

A dona de casa Carmen Costa, 55, colocou flores em sua casa e na porta da sacada de sua mãe.
- Perdemos um vizinho e amigos, por isso participamos. Foi uma ideia linda e acho que todos deveriam enfeitar suas casas - comenta Carmen.

A partir deste sábado, ganha destaque a programação do  congresso. O presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Alves Ferreira, idealizou o evento depois de passar cinco dias, em outubro, nos Estados Unidos, visitando a cidade onde incendiou uma casa noturna da cidade de West Warwick, há mais de 10 anos.
- Vi como eles fizeram lá e estruturamos aqui. Sabia que tínhamos que fazer algo para fechar este ano. É a resposta que podemos dar para a sociedade - disse o presidente.

Ferreira conta que o evento, marcado para começar no sábado e se estender até segunda-feira, será dividido em quatro eixos: prevenção, saúde mental, ação social e justiça.

Um dos destaques do evento é o debate sobe as responsabilizações

Um dos debates mais acalorados deve ocorrer no espaço dedicado ao último eixo. Participarão o delegado Marcelo Arigony, um dos responsáveis pela investigação da Polícia Civil sobre o caso, advogados da associação e o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles. Um dos pontos mais controversos é a falta de responsabilização de agentes públicos da prefeitura de Santa Maria.

Para a abertura, às 9h de sábado, está programada a leitura de um discurso enviado por David Stevens, diretor do Centro de Excelência para Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas (ONU), que não pode comparecer ao congresso.

Além das discussões, os mais de 300 inscritos também presenciarão uma programação cultural, incluindo apresentações de dança, música e teatro, além da reprodução do documentário sobre a tragédia Janeiro 27, que tem a direção de Luiz Alberto Cassol e Paulo Nascimento.

Por fim, uma atmosfera de simbologias deve se formar na praça da cidade a partir das 16h30min de segunda-feira. Uma delas será a sinfonia de 242 instrumentos de percussão, simbolizando as vítimas.

Como há previsão de mais movimento pelo centro no final de semana, o tenente-coronel Sidenir Cardoso, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon) explica que haverá um efetivo maior de agentes pelo centro da cidade ao longo dos dias de homenagens e manifestações.
- O trabalho da Brigada não vai parar, mas haverá aumento no efetivo para garantir a segurança de todos que quer"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Caminhão e S-10 colidem na BR-287, em São Pedro do Sul

Próximo

Tragédias como a da Kiss poderiam ser evitadas, avaliam especialistas

Geral