Emocionante até o fim

Com chuva e entrega de prêmios, 27º Rodeio do Conesul chega ao fim neste domingo

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

A chuva que predominou neste domingo em Santa Maria não impediu que o público fosse até a Estância do Minuano acompanhar as provas finais do Rodeio Internacional do Conesul. Até as 14h30min, mais de 600 pessoas acompanhavam das arquibancadas as provas finais da 27ª edição do evento que, após dois anos sem provas, reuniu visitantes e expositores do dia 10 a 13 de março. 

Fertilizante ecológico pode reduzir dependência de importação

RETORNO

Da arquibancada, acompanhando atentamente cada competidor, estavam a comissária Vanda Quevedo, 57 anos, a técnica em enfermagem Janice Quevedo, 29, e a estudante Isadora Quevedo, 9. Vanda festeja o retorno do evento em 2022 e avalia os últimos quatros dias na Estância:

- Foi muito bom. É uma tradição que nós não podemos perder.          

Apaixonada pelo evento, Isadora comenta sobre como foi a participação na 27º Rodeio Internacional do Conesul. No sábado, a menina competiu na prova do laço prenda, ganhando um prêmio pelo desempenho. Ela não descarta a possibilidade de participar em outras edições.

- Eu espero ganhar bastante troféus - afirma Isadora.

SATISFAÇÃO

Independentemente da edição, há uma presença que é indispensável no Conesul. O narrador João Carlos Moura, 60, descreve a missão de descrever cada ato, movimento e etapa do rodeio como de extrema importância. Dos 35 anos na profissão, 25 foram dedicados ao Conesul. Ele relata que, para participar e coordenar a equipe com mais 5 narradores, viajou de Xangri-lá até Santa Maria. Para João Carlos, ser narrador é um dom.

- Ninguém aprende a ser narrador. Você pode se aperfeiçoar um pouco, mas é dom. Tem que ter uma voz boa e o principal, que é a emoção. Porque você precisa transmitir para o povo a emoção. O tiro de laço é monótono, então, você precisa achar uma forma de interagir - comenta João Carlos. 

O santa-mariense Júnior Lima, 28, também segue pelo mesmo caminho que João, contabilizando já 9 anos de carreira. Apesar de estar participando pela terceira vez do Conesul como narrador, é do primeiro que ele lembra com carinho. 

- Me lembro como se fosse hoje. As arquibancadas lotadas dos dois lados e quando eu consegui terminar o rodeio do Conesul, foi uma sensação de dever cumprido, porque muitas apostaram e eu consegui concluir com 100% de aproveitamento. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

FINAL

O domingo começou com as provas de laço equipe e de vaca parada. Já pela tarde, foram realizadas as provas finais de duplas, das forças equipe C, B e A, gineteada e especialmente, do Rei do Conesul. Em uma disputa emocionante, venceu o participante Martin Menezes de Borges (na foto acima) às 15h13min deste domingo. Além da premiação em dinheiro, ele recebeu  uma faca personalizada do presidente da Associação Tradicionalista Estância do Minuano, Eduardo do Canto, do vice-presidente Bruno Fernandes e do coordenador do Departamento Campeiro, Tulio Martelo. Confira a lista completa com os vencedores desta edição: 

CAMPEÕES 27º RODEIO INTERNACIONAL DO CONESUL

EQUIPE

FORÇA A:

1º lugar - Eduardo Oliveira, Gustavo Azevedo, Rodrigo Ramos, Maurício Ristow e Diego Baptista (CTG Sentinela da Querência - Santa Maria)

2º lugar - Murilo Oliveira, Bruno Gomes, Leonardo melo, Giliard Tãmara e Jordano Ferreira (Estância Floresta - CTG Tarumã - São Gabriel)

FORÇA B:

1º lugar - Rafael Furquim, Olivio Dias, Felipe Souza, Leonardo Fernandes e Wesley Silva (Fazenda Todos Os Santos - São Vicente do Sul)

2º lugar - Guilherme Santos, Adão dos Santos, Otavio Guerra, Frederico Bitencourt, Higor da Silva (JNG Agropecuária - Santiago)

FORÇA C:

1º lugar - Leonardo Franco, Hualisson Dapieve, Marcos Almeida, Willian Freitas e Eduardo Sanabre (PL Lenço Colorado - Santiago)

2º lugar - Felipe Silveira, Kevin Soares, Leonardo Padilha, Vinicius Cruz e Willian Cavalheiro (PL Nico Quinto - Santa Maria)

REI DO CONESUL: Martin Menezes

  • Força A: Martin Menezes
  • Força B: Vinicius Assunção
  • Força C: Edom Fabricio

DUPLA

  • Manuela Machado e Reger Ramos
  • Felipe Silva e Vinicius Assunção

TRIO 

  • Murilo Peixoto, Heryck Oliveira e Marcelo de Jesus
  • Leonardo Melo, Mateus Gama e Carlos Nunes

CATEGORIAS

  • Piá - Mauricinho Real, Martim dos Santos e Gabriel Rorato
  • Guri - Gabriel Pedroso e Eden Santos
  • Prenda - Bruna Martins e Manoela Machado
  • Veterano - Valdemar Nunes e Leonir Minussi
  • Vaqueano - Aramis Soares

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estação Rodoviária de Júlio de Castilhos vai encerrar atividades Anterior

Estação Rodoviária de Júlio de Castilhos vai encerrar atividades

Próximo

Saiba quem são as vencedoras do concurso Rainha das Piscinas 2022

Geral