Com aumento da chuva, boletim atualiza alerta para vermelho em Santa Maria; prefeitura mobiliza equipes em áreas de risco

Colaborou: Andreina Possan

Com aumento da chuva, boletim atualiza alerta para vermelho em Santa Maria; prefeitura mobiliza equipes em áreas de risco

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O nível de alerta em Santa Maria subiu para vermelho na manhã desta sexta-feira (7), segundo boletim emitido às 6h20min pela Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias. O novo status indica probabilidade muito alta de desastres e início da fase de mobilização de equipes e execução de ações de resposta.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​De acordo com o boletim, a cidade deve registrar rajadas de vento entre 60 e 70 km/h, chuva de 80 a 100 milímetros e descargas elétricas entre 9h e 18h, com risco de alagamentos e danos estruturais. A partir da noite desta sexta e ao longo do fim de semana, a tendência é de melhora gradual, sem previsão de tempo severo entre sábado (8) e segunda-feira (10).

Ainda nesta manhã, equipes da secretaria devem realizar monitoramento em áreas vulneráveis, como Passo do Verde, Perau, Santa Tereza e Vila Renascença, que registram histórico de alagamentos.

Em entrevista à Rádio CDN na tarde de quinta-feira (6), o secretário Edson Roberto das Neves Júnior destacou que o município já estava em alerta laranja desde terça-feira, com equipes da Defesa Civil, Obras e Desenvolvimento Social em prontidão e dois locais preparados para abrigar famílias desalojadas.

Não há motivo para pânico, mas sim para prevenção. O pânico mais atrapalha do que ajuda. O mais importante é adotar medidas seguras e buscar informações em canais oficiais. A comunicação correta salva vidas – afirmou o secretário.

A Defesa Civil do Estado também reforça o alerta para a Região Central, com classificação laranja, enquanto o vermelho (severo) é restrito ao extremo norte do Estado, especialmente entre Frederico Westphalen e Erechim, onde há risco de ventos acima de 100 km/h e possibilidade de tornados. 

O fenômeno está associado à formação de um ciclone extratropical, que deve provocar chuva intensa, granizo e ventos fortes em grande parte do Rio Grande do Sul. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima, os efeitos do sistema serão mais sentidos entre a manhã e a tarde desta sexta, com melhora gradual no sábado (8) e tempo firme no domingo (9), dia da Romaria da Medianeira.


Precisa de ajuda? Ligue:

Defesa Civil: 153

WhatsApp: (55) 99900-7940

Corpo de Bombeiros: 193

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Peregrinos caminham mais de 100 km e enfrentam chuva para chegar à Romaria da Medianeira em Santa Maria Anterior

Peregrinos caminham mais de 100 km e enfrentam chuva para chegar à Romaria da Medianeira em Santa Maria

Caixa lança edital de concurso com salários de R$ 16 mil Próximo

Caixa lança edital de concurso com salários de R$ 16 mil

Geral