Foto: Rian Lacerda (Arquivo Diário)

Antes mesmo de amanhecer, a sexta-feira (7) começou sob alerta de tempo severo em todo o Rio Grande do Sul, com a formação de um ciclone extratropical que traz risco de chuva, granizo e ventos fortes.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em Santa Maria, a chuva teve início no começo da manhã, de forma moderada. Entretanto, segundo o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima, a condição para chuvas mais intensas deve aumentar especialmente entre o final da manhã e o período da tarde. O dia também será marcado pelo frio, com máxima de apenas 16°C.
– A chuva ganha força ao longo da manhã, com possibilidade de vento intenso, de até 70 km/h, e eventual queda de granizo. É um dia de tempo severo e de alerta em toda a região central – afirmou Verardo.
O meteorologista explica que as maiores áreas de instabilidade se formam no Oeste e Noroeste do Estado, avançando em direção à metade Norte, onde o risco de temporais é ainda maior, com rajadas que podem superar 100 km/h. Em Santa Maria, os volumes de chuva devem ficar entre 60 e 80 milímetros, mas podem ser maiores em pontos isolados.
O tempo começa a melhorar no sábado (8), quando a chuva perde força e dá lugar à entrada de um ar mais seco. A mínima prevista é de 15°C e a máxima de 21°C, ainda com ventos moderados.
Para o domingo (9), dia da 82ª Romaria Estadual da Medianeira, a previsão é de sol e tempo firme, com mínima de 12°C e máxima de 24°C, repetindo o clima ameno e ensolarado que marcou a edição de 2024.
– No domingo, teremos um dia de muito sol e tempo estável, ideal para os romeiros – completou Verardo.
Confira a previsão para os próximos dias