Foto: Pedro Piegas (Arquivo/Diário)
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu, nesta semana, um aviso hidrológico que inclui Santa Maria e municípios da região central entre as áreas em situação de alerta. A orientação é de que a população “esteja preparada” para possíveis elevações nos níveis de arroios e rios, bem como para alagamentos em áreas urbanas, conforme a intensidade das chuvas previstas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o boletim, a condição hidrológica atual ainda é considerada normal na maior parte do Rio Grande do Sul, embora algumas estações já registrem níveis de atenção para inundação. As tendências observadas variam entre estabilidade e declínio, mas o cenário pode mudar com a chegada de precipitações moderadas a pontualmente fortes nas próximas horas.
Cidades classificadas em amarelo e laranja no mapa hidrológico estão sob atenção e alerta, respectivamente. Segundo a Defesa Civil, os arroios e pequenos rios devem responder mais rapidamente ao volume de chuva, com risco de cheias súbitas, enquanto os grandes rios podem ter elevações pontuais que atinjam as cotas de atenção e alerta para inundação.
Além do risco de transbordamento, o órgão alerta para a possibilidade de alagamentos urbanos, especialmente em locais com drenagem comprometida ou próximos a cursos d’água.
A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os avisos oficiais, evite áreas alagadas e mantenha atenção redobrada nas próximas horas. Em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
