Chuva de meteoros pode ser vista em Santa Maria até sábado

Mirella Joels

Chuva de meteoros pode ser vista em Santa Maria até sábado
Imagens da chuva de meteoros das duas últimas noites. Foto: Bate-Papo Astronômico/ Bramon

Quem olhou para o céu entre as noites de terça-feira (13) até a madrugada de quinta-feira (15) pode ter avistado as famosas “estrelas cadentes”. O fenômeno noturno foi o pico da chuva de meteoros Geminídeas, que teve maior incidência no Norte e Nordeste, mas também teve visibilidade na região sul do Brasil, com uma menor taxa de meteoros por hora. Até sábado (17), o fenômeno da chuva de meteoros pode se repetir.

De acordo com Fabricio Colvero, 43 anos, idealizador do projeto Bate-Papo Astronômico (BPA) de Santa Maria, é possível observar fenômenos como esse a olho nu, sem a necessidade de equipamentos especiais. Desde terça-feira (13), ele conseguiu detectar cerca de 180 meteoros com as câmeras da estação do BPA e já adianta que nas próximas noites, até o sábado (17), as madrugadas também podem reservar surpresas astronômicas:– O radiante é a constelação de Gêmeos, o que significa que a maioria dos meteoros observados provém desta região específica do céu, mas podem ser observados em qualquer direção. A próxima noite ainda pode nos trazer surpresas e apresentar uma ótima, ou até melhor, taxa de meteoros por hora. O melhor horário seria em torno de 2h da madrugada, mas podem ser observados mais cedo ou mais tarde – explica. 

Na noite (13) e madrugada (14) foram detectados cerca de 120 meteorosNa noite (14) e madrugada (15) foram detectados cerca de 60 meteoros

Normalmente, as câmeras da estação conseguem detectar cerca de 20 a 50 meteoros por noite e muitas dessas imagens vão parar no Instagram @ceudesantamaria. Fabricio Colvero explica que a chuva foi mais generosa nessa ocasião por conta dos detritos do asteroide “3200 Faetonte” que possui quase 6 km de diâmetro. Por serem mais densas que o normal, as rochas viajam de forma lenta e deixam rastros mais duradouros e brilhantes no céu. 

Veja vídeos

Dicas para ver a chuva de meteoros

O clima precisa estar em condições favoráveis, com poucas ou nenhuma nuvem

Quanto mais escuro o local de observação, mais fácil ver os meteoros no céu

É possível visualizar algo entre 22h às 4h da manhã

1h ou 2h da manhã são os pontos em que a constelação de Gêmeos está mais alta no céu

Sites e aplicativos como Skywalk, Starchat, Sky Safari e Stellarium auxiliam a encontrar a posição de Gêmeos no momento da observação

Tenha paciência e esteja confortável, os meteoros podem demorar a surgir

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caso Helenara: Stéphanie é condenada a 14 anos e 6 meses pela morte de ex-namorada Anterior

Caso Helenara: Stéphanie é condenada a 14 anos e 6 meses pela morte de ex-namorada

TSE abre ação para apurar atos contra sistema eleitoral Próximo

TSE abre ação para apurar atos contra sistema eleitoral

Geral