Chuva com 120 meteoros por hora: entenda o que é e saiba como visualizar

Uma apresentação iluminada da natureza promete abrilhantar o céu naquele que é um dos principais eventos astronômicos deste ano - chuva de meteoros Gemínidas. O fenômeno, que terá seu ápice nas noites de quarta (13) e quinta-feira (14), se destaca por ser a chuva com a mais intensa passagem de meteoros, sendo em média 120 por hora.


O cruzamento da Terra com a órbita do 3200 Phaeton começou em 19 de novembro e segue até o dia 24 de dezembro. No seu ápice, o fenômeno poderá ser observado a olho nu em todo o mundo, isso porque a chuva tem amplitude máxima de cerca de 24 horas.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A queda Gemínidas são causadas por detritos de um objeto celeste conhecido como 3200 Phaethon, cuja origem ainda é motivo de debate entre os pesquisadores. De acordo com a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), a velocidade dos fragmentos ao entrar na atmosfera da Terra pode alcançar 260 mil km/h.


3200 Phaethon

Ao contrário da maioria das chuvas de meteoros que se originam de cometas, as Gemínidas surgem de um asteroide: 3200 Phaethon. De acordo com a agência espacial, é possível que Phaethon seja um “cometa morto” ou um novo tipo de objeto que está sendo discutido pelos astrônomos, chamado de “cometa rochoso”.

Qualquer que seja a natureza de Phaethon, as observações mostram que as Gemínidas são mais densas do que os meteoros pertencentes a outras chuvas, o que lhes permite chegar a 46 quilômetros acima da superfície da Terra antes de se queimarem. Meteoros pertencentes a outras chuvas, como as Perseidas, queimam muito mais alto.


O fenômeno leva o nome de Gemínidas pelo fato dos fragmentos parecerem vir do ponto de céu onde está localizada a constelação de Gêmeos.


Como visualizar a chuva

De acordo com a agência norte-americana, as Gemínidas são visíveis principalmente durante a noite e antes do amanhecer. Para visualizar o fenômeno, o recomendado é que se observe na direção da constelação de Gêmeos. Céu limpo e sem a interferência das luzes da cidade contribuem para uma melhor visualização da chuva de meteoros.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com obras no entorno do acesso ao Bairro Urlândia, BR-287 tem bloqueios parciais nesta semana e outras 5 notícias Anterior

Com obras no entorno do acesso ao Bairro Urlândia, BR-287 tem bloqueios parciais nesta semana e outras 5 notícias

Imóvel interditado preocupa moradores em área central de Santa Maria Próximo

Imóvel interditado preocupa moradores em área central de Santa Maria

Geral