festejos farroupilhas

Chama crioula da 13ª RT é recebida em cerimônia em Santa Maria

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Símbolo ficará no DT Querência da Medianeira até 11 de setembro

A chama crioula está em Santa Maria, sede da 13ª Região Tradicionalista. Na manhã deste sábado, a comitiva que conduziu a chama de São Pedro do Sul, onde foi gerada na última quarta-feira, chegou à sede do DT Querência da Medianeira, no Bairro Patronato. A cerimônia ao ar livre durou cerca de meia hora e reacendeu a cultura tradicionalista, que teve de se adaptar à realidade pandêmica. Cerca de 50 pessoas participaram do recebimento da chama. 

43% dos municípios da região estão sem casos ativos da Covid-19

Agora, a chama crioula permanece no DT Medianeira até o dia 11 de setembro, quando será distribuída para as 82 entidades tradicionalistas ligadas à 13ª RT. A tradição da distribuição da chama crioula voltou a acontecer após um ano de intervalo devido às restrições impostas pelo coronavírus. Autoridades municipais e de forças de segurança, além de representantes das entidades tradicionalistas, acompanharam o evento.

A comitiva, com cerca de 30 cavaleiros, chegou às 10h25min. A chama foi acoplada em uma carroça. Houve a execução do hino nacional e rio-grandense, homenagens póstumas a integrantes do movimento falecidos no último ano e discurso de autoridades presentes.

- Toda vez que se acende a chama, acende no coração do tradicionalista mais um pouco do que é a cultura do nosso Estado. Queremos que isso não morra - afirma o vice-coordenador da 13ª RT, Antonio Garcia.

E é justamente esse um dos objetivos de Otávio Teixeira Nunes, de 86 anos, mais velho integrante da comitiva da chama crioula. Ele segue a tradição herdada do pai e avô e cultivada durante toda a vida na lida do campo e no trabalho servindo no 9º Regimento de Cavalaria em São Gabriel. Desta vez, por questões físicas, participou da cavalgada no volante de uma Rural Willys 1963.

Na zona rural, no Centro e na periferia, Rádio CDN estreia para democratizar a informação

- Sempre continuei participando das cavalgadas. Agora, por conta de uma artrose, não posso montar no cavalo, mas continuo sempre auxiliando e dando um apoio logístico com a camionete. Se Deus permitir, farei isso muitas outras vezes ainda - 

Os Festejos Farroupilhas deste ano vão homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. "Caminhos de Anita" pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolta Farroupilha.

Cerimônia marca a geração da Chama Crioula da 13ª Região Tradicionalista

O tema é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita, inserida no contexto da mais longa revolução do Brasil, que durou quase 10 anos. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pelo Rio Grande do Sul contra o Império Brasileiro.

Localmente, a 13ª RT também homenageia a cantora e compositora Deborah Rosa, que morreu em março deste ano.







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Atividades esportivas e culturais encerram o Mês do Esporte neste domingo

Dia 25 de agosto: Obrigado, Soldado! Próximo

Dia 25 de agosto: Obrigado, Soldado!

Geral