Qualidade de vida

Cerca de 10 mil pessoas participam do Dia do Desafio em Santa Maria e região

Cerca de 10 mil pessoas participam do Dia do Desafio em Santa Maria e região

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

O Dia do Desafio 2023, promovido pelo Sesc de Santa Maria, fez milhares de pessoas se exercitarem nesta quarta (31). Segundo dados preliminares, cerca de 10 mil pessoas participaram das atividades em Santa Maria e região.

Para Maico Dariva, técnico de esporte e lazer do Sesc, a essência do evento é deixar um legado para a população através de hábitos que estimulem a qualidade de vida:

— Já é a 29º edição do Dia do Desafio. Nossa avaliação (desta edição) é extremamente positiva. A gente quer conscientizar as pessoas para o início de uma vida mais saudável e ativa.

Nesta edição, também ocorreu o  Desafio Solidário, ação que arrecadou cerca de 600 litros de leite UHT para entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social cadastradas no Mesa Brasil Sesc. O ato ocorreu durante todo o mês de maio em diversos pontos espalhados pela cidade.

Como foi o evento

As ações iniciaram a partir das 8h30min na Praça do Mallet no Passo D’Areia. A iniciativa tem como propósito conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde física e mental, além de incentivar a prática regular de exercícios para melhorar a qualidade de vida. 

Nesta edição do projeto, a ideia é estimular o compartilhamento de um estilo de vida ativo. Para isso, foi criada a campanha “DDD+1”, que incentiva os participantes a convidar um amigo para praticar, ao menos, 15 minutos de exercício físico. 

A tradicional competição amistosa entre cidades, para saber quem mobilizou mais pessoas no incentivo da prática de exercícios físicos, não ocorreu este ano. 

Segundo Flávio Dias, diretor do Sesc Santa Maria, a disputa deixou de ser feita em razão da demora dos outros países em entregar o número de participantes. A boa notícia é que agora o dia do desafio tem um foco na cooperação, como explica o diretor:

– Onde tem unidades do Sesc no estado, a gente poderia escolher um espaço de lazer ou espaço esportivo para revitalizar.  No caso da pracinha do Parque Itaimbé, ela estava em desuso. Não tinha condições de uso. Conversamos com a prefeitura municipal, que prontamente foi parceira do Sesc, e juntos conseguimos entregar a pracinha totalmente nova e remodelada e, pronta para o uso da comunidade.

A data

O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição saudável entre municípios. No Brasil, o Sesc coordena o movimento desde 1995. O DDD é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio e envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em visita a Santa Maria, presidente do TJRS fala sobre desafios do Poder Judiciário gaúcho em aula magna na UFSM Anterior

Em visita a Santa Maria, presidente do TJRS fala sobre desafios do Poder Judiciário gaúcho em aula magna na UFSM

Projeto de lei propõe interrupção de jogos esportivos quando houver condutas racistas Próximo

Projeto de lei propõe interrupção de jogos esportivos quando houver condutas racistas

Geral