Foto: Beto Albert (Diário/Arquivo)
Diferente dos anos anteriores, neste ano a missa será realizada no interior da Basílica, no Parque da Medianeira.
Na quinta-feira (19), a Igreja Católica celebra mundialmente a Solenidade de Corpus Christi, expressão da fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia — o Corpo de Cristo. Em Santa Maria e Vale Vêneto, a festa será marcada por resiliência, unidade e adaptação, diante das fortes chuvas que atingiram a região nesta semana. Todas as cerimônias serão realizadas em solidariedade aos atingidos pelo temporal.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A celebração, instituída pela Igreja no século XIII, é marcada por missas, procissões e a tradicional confecção de tapetes com símbolos cristãos. Mesmo com as mudanças causadas pelo clima, a essência da festa permanece: levar o Cristo Eucarístico ao encontro do povo com beleza, devoção e solidariedade.
Santa Maria: celebração na Basílica e nas comunidades
A Missa principal da Arquidiocese será realizada às 15h, na Basílica da Medianeira, presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin. Devido à instabilidade climática, a confecção do tapete será feita no interior da Basílica, e não mais na área externa como previsto.
Escolas, grupos religiosos e catequistas que tradicionalmente se reuniriam no Parque da Medianeira, este ano estarão mobilizados em suas próprias paróquias, onde também ocorrerão celebrações às 15h em comunhão com a programação arquidiocesana. O objetivo é manter viva a tradição da fé e da arte, ainda que de forma descentralizada.
— Mais uma vez, nossa região e todo o Estado do Rio Grande do Sul foram duramente atingidos por chuvas intensas, causando sofrimento e perdas. Diante dessa realidade, é urgente renovar nosso espírito de solidariedade e compaixão. Mas não basta apenas reagir: é necessário agir com maior responsabilidade e compromisso coletivo. Precisamos aprender com esses acontecimentos, identificar as causas estruturais e nos empenhar, com seriedade, para prevenir tragédias semelhantes. Cada vida importa. O cuidado com as pessoas e com a Casa Comum deve ser prioridade de todos - afirma dom Leomar Brustolin.
A celebração também terá caráter solidário: toda a arrecadação da coleta será destinada ao projeto Casa Papa Francisco, iniciativa da Arquidiocese e mantida em parceria com a Fraternidade O caminho, de São Paulo, que, desde 2022, acolhe e acompanha pessoas em situação de vulnerabilidade, oferecendo banho, refeições, acolhida e apoio social.
Vale Vêneto: 137 anos de tradição em uma celebração histórica
Em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, a chuva também alterou a programação da 137ª edição da Festa de Corpus Christi, considerada uma das mais antigas do Rio Grande do Sul. Não terá tapete na escadaria de acesso à igreja.
A Missa será celebrada às 10h, também por Dom Leomar, seguida de procissão conforme as condições climáticas permitirem. O tradicional almoço festivo é outro atrativo. A Festa de Corpus Christi em Vale Vêneto é mais do que uma celebração religiosa. É um testemunho vivo da fé que sustenta gerações, da arte que une a comunidade e da memória dos que construíram, com mãos e devoção, um dos legados mais belos da imigração italiana no Brasil.
Santa Maria – Basílica da Medianeira
- Local: interior da Basílica, Parque da Medianeira
- Horário: Missa às 15h, seguida de procissão
- Coleta destinada à Casa Papa Francisco (acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade)
- Missas nas paróquias: também às 15h, com mobilização de grupos em cada comunidade
Vale Vêneto – Distrito de São João do Polêsine
- Local: Igreja Matriz de Corpus Christi
- Horário: Missa às 10h, presidida por Dom Leomar, seguida de procissão (se o tempo permitir)