As duas casas de passagem de Santa Maria passam a ter mais vagas na cidade, chegando ao número de 90 leitos. O aumento foi assinado pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), no final de maio. Assim, a casa Mundo Novo oferece 50 vagas, sendo 10 variáveis, e a casa Maria Madalena, 40, entre dois imóveis.
Na Mundo Novo, o número de vagas já atingiu o máximo previsto por lei, porém, quando há necessidade é possível ampliar. Em ocasião anteriores, o espaço chegou receber 58 pessoas nos dias mais frios de inverno. Na segunda-feira, 43 pessoas ocupavam o local, a maioria homens. Apenas cinco eram mulheres.
De acordo com Andriele Iensen, assistente social da casa, o aumento de leitos costuma ocorrer com a chegada dos dias mais frios, para que se consiga acolher mais pessoas. É permitido permanecer até três meses no abrigo, mas, em casos especiais, o prazo pode ser estendido:– Os usuários que chegam são levados ao acolhimento, passam por monitores e retornam para nós devido à demanda de cada um, seja no Caps ou posto de saúde. A maioria chega sem documentos, por isso já encaminhamos ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) solicitando os documentos para dar prosseguimento ao nosso atendimento – explica.
Segundo ela, as pessoas que procuram o local têm histórico de problemas com álcool ou drogas e vínculo familiar rompido por estes ou outros motivos. O abrigo recebe pessoas a partir dos 18 anos, mas, em média, elas têm entre 20 e 45 anos. Quem frequenta a casa deve retornar entre às 18h e 20h para o pernoite.
Conforme Priscila Cauduro, coordenadora administrativa da casa, o abrigo oferece quartos coletivos, banheiros, alimentação, roupas, sala, área de serviço. O Mundo Novo dispõe de duas assistentes sociais, duas psicólogas e uma enfermeira.– Também contamos com funcionários de limpeza e higienizarão, e a equipe administrativa que cuidam da organização do local.
MARIA MADALENA
Em outro local, na casa Maria Madalena, as novas vagas emergenciais vão proporcionar um espaço de atendimento com a oferta de serviços de alojamento, alimentação e higiene adequada à população de rua. Além de garantir um ambiente seguro para a acomodação de pessoas no período de frio intenso.– Recebemos pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração, ausência de residência ou pessoas emtrânsito e sem condições de auto-sustento. Também recebemos indivíduos adultos privados de convivência familiar ou em situação de vulnerabilidade, exclusão social ou ainda provenientes de operações integradas de remoção – diz a gestora da casa, Mileni Scalco.
BUSCASAs casa Mundo Novo e Maria Madalena organizam junto com a Secretaria de Desenvolvimento Social busca ativa para acolher mais pessoas em vulnerabilidade social. Elas costumam ocorrer no início da noite.
MAIS INFORMAÇÕESMundo Novo
Endereço – Rua Bento Gonçalves, 450, Bairro Nossa Senhora de LourdesTelefone – (55) 3347-4849
Maria Madalena
Endereço – Rua Coronel Ernesto Beck, 225, Bairro Nossa Senhora do RosárioTelefones – (55) 99952-5044 e 3307-9398
Gabriel Marques, [email protected]