Carne Angus: recorde de exportações em 2022

Daniele

Com um crescimento de mais de 100% em relação a 2021, as exportações de carne certificada da raça somaram 1,8 mil toneladas em 2022. A China é responsável por 81% do total exportado, de acordo com a ABA, com base nos estabelecimentos associados ao programa Carne Angus Certificada.

China é o maior cliente do programa

Embora a China seja responsável por quase 50% do total exportado em 20 anos de certificação de carne Angus, países como Arábia Saudita, Emirados Árabes e Singapura também estão entre os principais clientes, confirma a médica veterináriaAna Doralina Alves Menezes, gerente nacional do programa. Os cortes mais exportados foram filé mignon, filé de costela, contrafilé, coração de alcatra, lagarto e acém.

CNA prepara proposta de rastreabilidade dos rebanhos

A Comissão de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) prepara proposta de rastreabilidade individual de bovinos para apresentar ao governo, em abril. O objetivo da iniciativa é aprimorar o sistema de registro dos animais, desde a origem (propriedade de nascimento), passando pelas movimentações dos rebanhos até o abate.

Fortalecimento da Cadeia produtiva

O presidente da comissão, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, afirmou que a rastreabilidade deve ser vista pelo pecuarista como uma importante contribuição na agregação de valor para toda a cadeia, uma vez que possibilita melhora nos processos de gestão e controle genético dos animais. A proposta também aborda que a rastreabilidade deverá garantir a sustentabilidade socioambiental da carne brasileira.

Avicultura: avanço da gripe aviária no continente preocupa

A semana foi de intensificação dos cuidados nas granjas para evitar a entrada da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade no RS e no Brasil.Reconhecido como pior surto da doença já registrado desde que o vírus foi identificado pela primeira vez, a propagação da gripe vem preocupando as autoridades. Medidas de biossegurança estão sendo adotadas, entre elas a colocação de telas nos galpões e a proibição da entrada de pessoas estranhas nas unidades de produção.

Portaria suspende presença de aves em eventos

O Ministério da Agricultura do Brasil publicou na última quinta-feira portaria que suspende a realização, em todo território nacional, de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves, como forma de evitar a entrada de gripe aviária no país. A portaria terá duração de 90 dias, podendo ser prorrogados mediante avaliação da Secretaria de Defesa Agropecuária.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria adere ao RS Digital durante realização da South Summit Anterior

Santa Maria adere ao RS Digital durante realização da South Summit

38% dos brasileiros apoiam a administração de Lula, 29% reprovam Próximo

38% dos brasileiros apoiam a administração de Lula, 29% reprovam

Geral