O jogador brasileiro Daniel Alves foi detido na Espanha, nesta sexta-feira (20), por conta de um processo que responde por suposta agressão sexual, segundo a polícia de Barcelona. O jogador se apresentou voluntariamente a uma delegacia para prestar depoimento sobre o ocorrido no dia 30 de dezembro em uma boate. Segundo a imprensa espanhola, câmeras do estabelecimento registraram o suposto assédio sexual.
Após a declaração às autoridades, o atleta, que disputou a última Copa do Mundo com a seleção brasileira, saiu do local preso em um carro policial. Ele nega as acusações. Segundo o jornal Marca, Daniel foi “preso sob custódia” e agora será interrogado por um juiz que vai decidir o resultado do processo.
Acusação
Segundo informado pelo diário ABC e reproduzida pelo Mundo Deportivo, o episódio teria ocorrido na madrugada do dia 29 para o dia 30 de dezembro, na discoteca Sutton, em Barcelona. Daniel teria colocado a mão entre as roupas íntimas da mulher que fez a acusação.
De acordo com o site El Taquigrafo, as câmeras de segurança da boate mostram o jogador chegando com um amigo por volta das 2h00 na Sutton. Eles aparecem conversando e dançando com várias mulheres. Às 4h22min, a vítima é vista indo ao banheiro e é seguida por Daniel segundos depois.
No recinto, não há câmeras de segurança. A mulher é vista saindo do banheiro 47 segundos depois, novamente seguida pelo jogador. Daniel e o amigo foram filmados deixando a boate 10 minutos depois. Segundo a publicação, a mulher então “começou a chorar descontroladamente” e relatou ter sido assediada sexualmente pelo atleta, ela foi consolada pelas amigas que alertaram os funcionários do local.
A equipe de segurança da casa noturna acionou a polícia catalã, que colheu depoimento da vítima. Ela também passou por exame médico em um hospital. Daniel foi embora do local antes da chegada dos policiais.
Dias antes de ser detido, em entrevista a um programa de TV na Espanha, Alves alegou que estava apenas dançando, sem invadir o espaço de ninguém.
– Eu estive nesse lugar, e quem me conhece sabe que eu adoro dançar, mas sem invadir o espaço de ninguém, respeitando os espaços. E quando você vai ao banheiro não tem que perguntar quem está lá para usar o banheiro. Não sei quem é essa senhorita, nunca a vi. Nestes anos todos nunca invadi o espaço de ninguém sem autorização – declarou o jogador, que se queixou também dos danos da denúncia à sua família.
Daniel Alves, de 39 anos de idade, é um dos jogadores de futebol mais bem-sucedidos de sua geração, conquistando títulos importantes em vários clubes de elite, incluindo Barcelona, Juventus e Paris Saint-Germain ao longo da longa carreira. Ele atualmente atua no clube mexicano Pumas.