Câmara de Vereadores de Santa Maria promove 1ª Mostra Cultural

Bernardo Abbad

Câmara de Vereadores de Santa Maria promove 1ª Mostra Cultural
Fotos: Nathália Schneider

O plenário da Câmara de Vereadores virou um palco na quarta-feira, 24. Em alusão ao Mês da Cultura, a Casa do Povo recebeu, ao longo do dia, diversas apresentações artísticas e culturais dos mais variados segmentos. O evento começou às 8h da manhã, com a abertura da exposição Casulo, do artista Carlos Rangel, que segue em exibição no Hall de entrada da Câmara até o dia 6 de setembro. Em seguida, houve uma apresentação do CTG Sentinela da Querência e do grupo de percussão Atoque. Pela tarde, os músicos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com participação de bailarinos do projeto Dançando para Educar, se apresentaram no Plenário. Grupos de Hip Hop também participaram da 1ª Mostra Cultural da Câmara de Vereadores: representantes da 2ª Semana Municipal do Hip Hop de Santa Maria e da Rima das Minas se apresentaram. A programação encerou com a cerimônia de Premiação do 45º Concurso Literário Felippe D’Oilveira.

O presidente da Câmara, Valdir Oliveira (PT), conta que o evento começou a ser idealizado há 2 meses atrás, como forma de valorizar o Mês da Cultura, celebrado em agosto. – É um momento importante. Esperamos que esse projeto tenha sequência nos próximos anos porque é uma oportunidade para a comunidade artística mostrar seus talentos para Santa Maria.

Leia também

TV OVO lança documentário sobre o Verônica AlojamentoBanda Trivela Som Clube se apresenta nas janelas do Theatro Treze de Maio nesta quinta-feiraA menos de um mês do Dia do Gaúcho, Chama Crioula já está em Santa MariaExposição Morfa questiona a influência de filtros e outras tecnologias

ORQUESTRA E HIP HOP

A programação da tarde iniciou com um quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, que se apresentou com a participação dos bailarinos Alice Duarte e Robson da Cruz, do projeto Dançando para Educar. O grupo performou uma mistura de clássicos eruditos e populares, bem como composições do músico Fernando Ávila, que participou da apresentação tocando acordeon.

– Virmos até a Câmara e apresentar um repertório diverso, mostra que a Orquestra está engajada em se popularizar. Não é somente os espetáculos, não é um ambiente culto para poucas pessoas. A Orquestra quer derrubar esses esteriótipos e essa atividade é importante para isso – comenta Fernando.

Em seguida, foi a vez da cultura Hip Hop ganhar espaço no Plenário da Câmara de Vereadores. Representantes da 2ª Semana Municipal do Hip Hop de Santa Maria e do Rima das Minas ocuparam o espaço para falar sobre as vertentes do movimento. Para a MC West Mika, de 29 anos, que se apresentou com MC Leti, é importante levar a pauta da importância das mulheres e da comunidade LGBT+ no Hip Hop a todos os espaços:

– É extremamente necessário estarmos aqui na Casa do Povo, abrindo espaço para um movimento que é marginalizado. O Hip Hop é uma cultura popular e periférica, que resgata a juventude através da arte. É uma ferramente de transformação, principalmente para as comunidades.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura lança edital da Lei de Incentivo à Cultura Anterior

Prefeitura lança edital da Lei de Incentivo à Cultura

Charge com crítica ao Tribunal de Justiça do Estado é colocada na fachada da Kiss Próximo

Charge com crítica ao Tribunal de Justiça do Estado é colocada na fachada da Kiss

Geral