Uma jovem de 19 anos foi detida na sexta-feira (30) na região leste de Santa Maria pelo crime de maus-tratos a animais. Ela era responsável por um cão que morreu enforcado amarrado em uma estrutura metálica dentro do pátio de uma residência na rua Major João Scherer, Bairro São José.
Fotos do cão enforcado circularam pelas redes sociais na tarde do dia 30. Conforme a Brigada Militar, a presidente da Associação Somos Pet, Andreia Brasil, e o adestrador Sérgio Loreto foram até a residência a partir de denúncias quando, por volta das 18h, flagraram o cão já em óbito, enforcado na corrente a qual estava preso.
– Eu recebi uma denúncia, por telefone, sobre o caso, quando chamei o Sérgio pra irmos acompanhar. Chegando lá, tinha uma jovem na casa, que estava escutando música. Expliquei que recebi uma denúncia de que haveria um cão morto nos fundos da casa. A jovem teria dito que não, que estava tudo bem e autorizou a entrada pra verificarmos – relatou Andreia.
No pátio dos fundos da residência, a jovem constatou junto dos agentes que o cão havia morrido. Conforme Andreia, vizinhos da jovem também teriam tentado chamá-la mais cedo para alertar sobre a situação do cão, mas não foram atendidos. O adestrador Sérgio avaliou que o cão estaria preso em função da corrente ter torcido:
– Entramos e vimos o cachorro já em óbito. Ele deveria estar lá há ao menos três horas, devido ao estado de rigidez e ao cheiro. A responsável teria dito ter dado remédio pra pulga e carrapato, e teria ido dormir logo após. Ele estava preso a uma corrente, que foi torcendo e encurtando. Então, ele perdeu o apoio das patas, e a corrente passou a enforcá-lo.
A ocorrência policial registra que o cão foi encontrado com o corpo duro, com mau cheiro e cheio de moscas, e acrescenta que outros três cães estavam presos também sob o sol, sem água e ração e cheios de pulgas e carrapatos. O adestrador Sérgio Loreto recolheu o cadáver do cachorro para providenciar a necropsia, que seria realizada no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Santa Maria.
A jovem foi conduzida pela Brigada Militar até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) onde prestou depoimento. Ela responderá pelo crime de maus-tratos a animais, cuja pena varia de dois a cinco anos de prisão, multa e proibição da guarda. O caso será investigado pela Polícia Civil.
PARA DENUNCIAR MAUS-TRATOS
Cartório dos animais
E-mail: [email protected]
Site: Polícia Civil – Delegacia Online
Telefone: (55) 3221-1394
Presencial: No cartório na 1º DP – Rua Roque Calage, 19 ou em qualquer delegacia de Santa Maria
Secretaria de Controle e Bem-Estar Animal
E-mail: [email protected]
Telefone: (55) 3921-7151
Endereço: Rua André Marques, 820 – Office Tower (10.º andar) – Secretaria de Meio Ambiente
Horário de atendimento: das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min
De acordo com Marta Siqueira, presidente do Projeto Pêlos Animais e tesoureira da Associação dos Amigos Protetores de Animais de Santa Maria (APASM) é possível denunciar também no número 190 da Brigada Militar, na Secretaria de Meio Ambiente, na Delegacia Amigo dos Animais ou no CIOSP.