santa maria

Buraqueira em ruas faz crescer movimento nas borracharias da cidade

18.404

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário) 
Problema fez crescer movimento nas borracharias da cidade

Enquanto a prefeitura realiza diversas obras de melhorias nas ruas do centro da cidade com dinheiro de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, outras vias sofrem com um problema que, durante os últimos anos, já caiu na rotina dos santa-marienses: a buraqueira. As crateras que surgem no asfalto sem manutenção adequada, além de gerar lentidão, causam prejuízo financeiro a muitos motoristas que precisam arcar com os custos para arrumar o pneu e, muitas vezes, até o próprio carro.

Enquanto fazia o conserto de um pneu furado devido à buraqueira, a agropecuarista Cláudia Penna, 54 anos, relata que ficou fora de Santa Maria durante um mês e, quando voltou, viu uma realidade diferente no Centro.

Retomada das aulas presenciais em Santa Maria não ocorre antes de 15 de setembro

- Quando voltei, o Centro estava maravilhoso. Mas, nos outros locais, continua a mesma coisa. A gente sabe por que está sendo arrumado o Centro. Infelizmente, é sempre assim. Nas outras ruas, é tanto buraco que eu nem sei onde furei. Já tinha acontecido antes e, agora, de novo - lamenta.

Nas borracharias da cidade, o movimento é constante de motoristas que procuram os estabelecimentos para arrumar pneus. Segundo a atendente Alana Cardoso, a principal procura tem sido por vulcanizações.

- Ela é feita, principalmente, quando impacto é muito grande e corta a lateral do pneu. Muitas vezes as pessoas estão andando e dão no meio de um buraco que não esperavam. Isso acontece muito, e o motorista precisa arcar, além do serviço, com a geometria, roda e balanceamento por causa do buraco. Isso tudo tem custo - enfatiza.

Em alguns pontos, a quantidade de buracos impressiona, como nas ruas São Francisco e Ernesto Beck, no Bairro Rosário.

Brigada Militar retoma seleção de soldados temporários com 25 vagas em Santa Maria

- Santa Maria, em questão de buracos, não dá para elogiar. Nunca deu. São umas crateras no asfalto. Melhorou nas principais avenidas, mas, de resto, continua tudo igual - afirma o empresário Juliano Borges, 39 anos, enquanto andava pela Rua Ernesto Beck.  

PREFEITURA
Em nota, a prefeitura afirma que "em função das chuvas dos últimos dias, os serviços de tapa-buraco foram prejudicados". E, assim que o tempo estabilizar, eles voltarão a ser executados. Sobre um possível cronograma de obras, o Executivo afirma que ele será construído a partir do recebimento de solicitações da população. Contudo, "não há como divulgar um cronograma antecipado, pois há possibilidade de sofrer alterações em função da previsão de chuva". Ainda de acordo com a prefeitura, na terça-feira da semana passada, foi realizada uma operação tapa-buracos em alguns pontos específicos da cidade. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: construtores estão atentos no presente e no futuro da cidade

Próximo

Programa Direto da Redação vai ter novidades a partir desta terça

Geral