Bem viver: a importância da amamentação

Eduarda Paz

Bem viver: a importância da amamentação

Agosto é o Mês Mundial do Aleitamento Materno. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas a partir da amamentação. A partir da importância do aleitamento, a campanha Agosto Dourado foi criada em 1992, pela OMS em parceria com a Unicef, para conscientizar e incentivar a amamentação, que é vital para a saúde e bem-estar do recém-nascido e da mãe.

Esse assunto tão importante foi tema do programa Bem-Viver, apresentado pela jornalista Kellen Caldas, aos sábados, às 10h30min, na TV Diário e na rádio CDN. Como convidada, ela recebeu a enfermeira e consultora em aleitamento materno Flávia Pinhão Rechia.    

Agosto Dourado

Conforme a enfermeira, a conscientização ocorre em 120 países. Ela explica o porquê da cor dourada fazer alusão à amamentação:–  O leite materno é o padrão “ouro de alimento”, com nutrientes para o sistema metabólico do recém-nascido. Por isso, incentivamos às mulheres a buscarem auxílio de profissionais da área diante de dificuldades de amamentar, bem como buscarem informações de qualidade relacionadas ao tema.

Leia também

Bem-Viver desta semana fala sobre academia para bebês, saúde ocular e cirurgia bariátricaBem-Viver desta semana fala sobre pilates, puberdade precoce e hipertensão

No começo do aleitamento é comum haver diferentes dificuldades, porque o ato é algo novo, tanto para a mãe quanto para o bebê, afirma Flávia:– A principal orientação é a preparação já durante a gestação. Isso faz toda a diferença. Hoje em dia, com os meios de comunicação está mais acessível buscar ajuda de profissionais ou lugares especializados.

Dificuldades

Ainda de acordo com a enfermeira, algumas dificuldades surgem no período do aleitamento, como fissuras e empedramento da mama. Isso ocorre, muitas vezes, porque o recém-nascido não consegue extrair todo leite necessário que o corpo da mãe precisa.– Às vezes, a dificuldade se deve ao mal posicionamento da mãe e do bebê. Precisamos entender o que está acontecendo na duplinha para poder ajustar esta amamentação e torná-la proveitosa para ambos – explica Flávia.

Importância

A amamentação não é apenas um alimento padrão ouro. Ela contribui para a motricidade oral e crescimento orofacial do bebê – os músculos envolvidos na retirada do leite materno vão proporcionar o desenvolvimento das funções de respiração, de deglutição e avanço mandibular. Além disso, cada leite muda de acordo com as necessidades do recém-nascido, segundo Flávia:– A mãe de prematuros, por exemplo, tem o leite com mais proteína. Isso ocorre porque os bebês que nascem antes do tempo precisam ser ainda estimulados a crescer e se desenvolver.

A enfermeira alerta que não tem problema utilizar fórmulas na amamentação e que o vínculo materno não é criado apenas pelo aleitamento. Já campanhas como o Agosto Dourado são necessárias para a mãe não passar pelo turbilhão de emoções sozinha. A ação também tem como foco a divulgação dos benefícios a longo prazo, como uma introdução alimentar cada vez mais facilitada.

Em Santa Maria, para comemorar o Agosto Dourado, o mês mundial do aleitamento materno, uma mostra fotográfica, “Amor que vem do peito”, assinada pela fotógrafa Luciana Martins, está exposta no Shopping Praça Nova. As obras podem ser visitadas até 20 de agosto.

Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Problemas antigos na estrada do Distrito de Pains seguem sem respostas e comunidade reivindica solução Anterior

Problemas antigos na estrada do Distrito de Pains seguem sem respostas e comunidade reivindica solução

Ficção e realidade se misturam em espetáculo sobre travesti no Mês da Igualdade Próximo

Ficção e realidade se misturam em espetáculo sobre travesti no Mês da Igualdade

Geral